Bolsa de Tóquio fecha em alta e tem melhor semana desde outubro

Por

A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta sexta-feira (17), encerrando sua melhor semana desde outubro do ano passado, quando o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) afrouxou sua política monetária. O avanço foi impulsionado por um dólar forte em relação ao iene ao longo da semana e por um maior apetite ao risco dos investidores em meio a um alívio em tensões na Grécia.

Com isso, o índice Nikkei terminou o dia com ganho de 0,3%, a 20.650,92 pontos. Na semana, acumula alta de 4,4%, o desempenho mais expressivo desde a semana encerrada em 31 de outubro, quando o BoJ ampliou seu volume anual de compra de ativos para 80 trilhões de ienes, em uma tentativa de estimular a economia japonesa.

Ao longo da semana, o dólar se fortaleceu em relação ao iene e superou a casa dos 124 ienes. No fechamento de segunda-feira, a moeda dos EUA era cotada a 123,45 ienes. A valorização do dólar impulsiona as ações das exportadoras, que se beneficiam com a moeda local depreciada. Os papéis da Sony, por exemplo, subiram 1,15% na sessão de hoje.

Além disso, os investidores estão mais dispostos a comprar papéis, em meio a uma redução nas tensões envolvendo o impasse da Grécia com seus credores internacionais, após o Parlamento grego ter aprovado na quarta-feira o primeiro pacote de reformas econômicas no país, para a liberação de um terceiro programa de resgate financeiro.