Dubai tem plano para construir o primeiro edifício do mundo com impressão 3D

Por

Na quarta-feira passada (30), foram revelados os planos da capital dos Emirados Árabes Unidos de erguer o primeiro edifício totalmente funcional a partir de impressão 3D. A iniciativa tem como meta colocar Dubai como o centro global de tecnologia em construções e design arquitetônico.
"O edifício será um testemunho da eficácia e da criatividade da tecnologia de impressão 3D, que acreditamos desempenhará um papel fundamental na remodelação dos setores da construção e design. Visamos aproveitar este crescimento tornando-se um centro global de inovação e de impressão 3D. Este é apenas o primeiro entre os muitos passos futuros", disse Sua Excelência Mohammed Al Gergawi, ministro de Assuntos do Gabinete dos EAU e presidente da Comissão de Inovação Nacional dos EAU.
O projeto é construir o prédio próximo do Museu do Futuro, inaugurado no início deste ano em Dubai, e servirá como a sede temporária para seus funcionários. Contará com uma área de aproximadamente 2.000 pés quadrados, será impresso camada por camada, utilizando-se uma impressora 3D de 20 pés de altura e montado no local em algumas semanas. A mobília e componentes estruturais também serão montados com a impressão 3D.
Os especialistas estimam que a tecnologia pode reduzir o tempo de produção por volta de 50 a 70 por cento, reduzir os custos de mão de obra de aproximadamente 50 a 80 por cento e economizar entre 30 e 60 por cento no desperdício em construções. Esta economia gera produtividade aprimorada, maior retorno econômico e um aumento de sustentabilidade.