Plano de negócios da Petrobras é mais realista e mais lógico, avalia IBP

Por

A redução dos investimentos da Petrobras resultam num plano de negócios "mais realista e mais lógico", avaliou nesta terça-feira o secretário geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), Milton Costa Filho. Com isso, o representante da entidade vê mais espaço para as empresas privadas participarem do mercado.

"Estamos otimistas de ver que o plano vai gerar a recuperação da empresa", afirmou Costa Filho a jornalistas, durante workshop promovido pela Shell no Rio, destacando o foco dos investimentos em exploração e produção, com moderação dos aportes na área de abastecimento.

O plano de negócios e gestão 2015 - 2019 da Petrobras, aprovado na última sexta-feira, 26, e divulgado nesta segunda, 29, prevê investimentos de US$ 130,3 bilhões, o que segundo a empresa significa redução de 37% quando comparado ao plano anterior. Do atual montante, a área de Exploração e Produção responde por 83%, Abastecimento por outros 10%, Gás e Energia, 5%, e demais áreas, 2%.