Bolsa de Tóquio volta a cair, com aversão a risco alimentada por Grécia

Por

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa pelo segundo pregão consecutivo nesta sexta-feira (26), com a tensão causada pelo impasse nas negociações da Grécia com seus credores levando os investidores a reduzir exposição a ativos considerados mais arriscados, como ações.

O índice Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, recuou 0,31%, a 20.706,15. Na semana, o Nikkei ainda garantiu ganho de 2,6%, mas continuou se encaminhando para registrar o pior desempenho mensal do ano. Em 2015, a valorização acumulada do índice é de 18,7%.

O sentimento no mercado japonês foi afetado pela dificuldade da Grécia de fechar um novo acordo de resgate antes do dia 30, quando vence o atual programa de ajuda do país e Atenas tem cerca de 1,6 bilhão de euros a pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Uma nova rodada de discussões foi marcada para este sábado.

Algumas empresas em Tóquio foram afetadas por um forte movimento de vendas de papéis anterior à distribuição de dividendos: a Canon perdeu 3,1%, a fabricante de produtos para o lar Kao cedeu 1,5% e a Asahi Group Holdings, do ramo de bebidas, caiu 2,1%.

Além disso, a fraqueza do dólar ante o iene durante a sessão asiática induziu a venda de ações de exportadoras, caso da TDK (-1,4%) e da Kyocera (-1,1%). Por outro lado, a varejista J. Front Retailing subiu 1,6% após divulgar aumento no lucro de seu primeiro trimestre fiscal e elevar projeções de ganhos para o ano.