IBGE divulga estudo com nova abordagem da realidade rural brasileira

Por

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (30) a primeira parte do Projeto Regiões Rurais, que tem por objetivo elaborar uma divisão regional do país a partir do estudo geográfico traçado pela produção agroindustrial no território nacional.  O estudo apresenta uma lista com as 104 Regiões Rurais definidas e traz uma abordagem conceitual, com informações estatísticas e cartográficas que possibilitam visão integrada e abrangente da realidade rural.

No projeto, o IBGE procurou mostrar, de forma inédita, um retrato dessas 104 Regiões Rurais designadas por uma ou mais cidades classificadas segundo sua importância na rede urbana brasileira, o que permite uma leitura conjugada das regiões identificadas pela pesquisa aos centros urbanos de importância local, regional e nacional. 

Na avaliação da pesquisadora do instituto Adma de Figueredo, o projeto procura traçar uma abordagem mais contemporânea da área rural brasileira, onde a atividade agroindustrial é vista como uma atividade que se articula muito também com os centros urbanos.

"Para fins de planejamento do território brasileiro é importante ter esta visão articulada na medida que tem cidades do interior que vivem basicamente da agricultura, prestando serviços à atividade agrícola,"disse.

Segundo a pesquisadora, é preciso ter em mente que hoje se tem um mundo rural extremamente diversificado. Você não pode ficar mais focado apenas na atividade estritamente agrícola, mas também no mundo urbano, principalmente na amazônia brasileira e no Centro-Oeste, onde a atividade convive com grandes espaços delimitados para outros fins que não a agricultura."

O estudo tem ainda o objetivo de permitir a elaboração de políticas públicas, subsidiar o sistema de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias, o planejamento, os estudos e  a identificação das estruturas das regiões metropolitanas e outras formas de aglomerações urbanas e rurais.

Para definir as Regiões Rurais, o IBGE utilizou conceitos de divisões regionais baseadas em área e estudos regionais (ou área de influência) baseados em redes. As primeiras definem espaços e uso da terra, enquanto as segundas estabelecem espaços estruturados por funções e fluxos. 

Além de uma visão integrada do espaço rural com os centros urbanos nacionais, o projeto incorporou também a presença de grandes Terras Indígenas e Unidades de Conservação, que compõem, nos dias atuais, um complexo aglomerado muito além da estrita produção agropecuária. Isso ocorre, principalmente, nas regiões Norte e Centro-Oeste, com destaque para os estados do Amazonas, Pará, de Mato Grosso, do Acre, Amapá e de Roraima. 

"Com isso, o Projeto Regiões Rurais constitui a mais recente contribuição ao processo de integração das informações estatísticas geradas no âmbito dos estudos e análises geográficas referentes ao Agro Nacional. Nesse sentido, além do objetivo principal de construir uma regionalização do espaço rural brasileiro para servir à divulgação de dados censitários, espera-se, também, contribuir para subsidiar o planejamento territorial do país por meio da escolha e localização de políticas e ações públicas privadas de forma estratégica", diz o IBGE.