Marcas de Quem Decide atrai lideranças gaúchas

Por

As marcas líderes do Rio Grande do Sul na memória e na preferência dos gaúchos foram anunciadas pelo Jornal do Comércio e pela Qualidata, ontem, em cerimônia no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Centenas de pessoas acompanharam a divulgação, após a apresentação dos músicos Robson Serafini e Ianes Gil Coelho. "Ter a casa cheia é uma honra e uma satisfação para nós", disse o presidente do JC, Mércio Tumelero.
Ao ser chamado ao palco pelo diretor comercial Luiz Borges, Tumelero relacionou a excelência do que seria apresentado a seguir ao foco do JC: "O jornalismo de qualidade", que vem sendo reconhecido pela sequência de prêmios conquistados e pela modernização de um veículo com 82 anos de existência e circulação ininterrupta. Modernização também foi o tema do vídeo institucional apresentado a seguir, focando a interatividade e a convergência tecnológica como elementos dos processos de construção de marcas.
Os resultados da pesquisa, explicou o diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi, foram obtidos em entrevistas científicas com 650 empresários, gestores de negócios e formadores de opinião - entre novembro de 2014 e janeiro deste ano, em 47 municípios de todas as regiões do Estado - que fizeram 103 escolhas, incluindo as categorias especiais Grande Marca Brasileira, Grande Marca Gaúcha e Preservação do Meio Ambiente, cujas primeiras colocadas foram a Petrobras, a Gerdau e a Natura, respectivamente (veja matéria nesta edição). Di Vicenzi ressaltou a condição exclusiva da pesquisa Marcas de Quem Decide: é a única que levanta simultaneamente as marcas mais lembradas e as preferidas, levando com consideração, portanto, as escolhas emocionais e racionais de quem detém o poder de compra.
As empresas relacionadas nas categorias especiais receberam de Tumelero os seus diplomas, no palco do Plaza São Rafael. Após, e reunidas em grupos de dez, foram sendo chamadas as marcas colocadas em primeiro lugar das 100 demais categorias, em ambas as modalidades, com as titulações entregues por convidados das áreas pública e privada. As classificadas de segundo ao quinto lugares são igualmente certificadas. O evento foi finalizado com o sorteio de brindes especiais entre os presentes.

Mércio Tumelero ressalta amplitude da pesquisa

JOÃO MATTOS/JC
Para Tumelero, a construção
de uma marca requer
disciplina e profissionalismo
Ao abrir o 17º Marcas de Quem Decide na manhã de ontem, 3, no centro de eventos do Hotel Plaza São Rafael, o presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, ressaltou o foco na qualidade em todos os projetos desenvolvidos pelo JC. "Nos 17 anos do Marcas de Quem Decide, realizado em conjunto com a Qualidata Informações Estratégicas, uma equipe extremamente dedicada apura os índices de marcas através de meticulosa investigação. O estudo é criterioso, amplo e abrangente das 100 marcas de produtos e bens de serviços que atuam no Rio Grande do Sul, além das especiais: Grande Marca Brasileira, Grande Marca Gaúcha e Preservação do Meio Ambiente. O objetivo é ajudar as empresas a definirem suas estratégicas e posicionamento no mercado extremamente competitivo das marcas." Para ele, a construção de uma marca requer disciplina e profissionalismo, e a pesquisa do Marcas de Quem Decide tem um papel importante neste processo.
Tumelero anunciou para breve a integração do Jornal do Comércio em todas as plataformas. "O leitor terá acesso ao jornal tanto no smartphone, como no tablet e notebook. Esta mudança irá também proporcionar mais agilidade em todo o processo de produção do jornal".
Ele saudou, ainda, a presença do prefeito José Fortunati, que praticamente participou de todas as apresentações da pesquisa, e dos presidentes de entidades.
O diretor comercial do JC, Luiz Borges, salientou que o café da manhã no Plaza São Rafael proporciona informações da pesquisa em primeira mão aos líderes empresariais e publicitários presentes. No entanto, no dia 30 de março, conforme ele, a pesquisa será abordada em profundidade, num suplemento especial que examinará todas as categorias, terá os resultados interpretados caso a caso, além de contar com matérias especiais e uma série de artigos de especialistas e amplo registro fotográfico.
O diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi, começou a apresentação da pesquisa com a imagem na tela de um cérebro dividido em duas partes: esquerda (da lógica) e a direita (da criatividade e emoção). E informou: "a esquerda é a memória e a direita o desejo." Após, observou que a pesquisa Marcas de Quem Decide é a única no Brasil a apontar simultaneamente - em ordem decrescente do primeiro ao quinto lugares - as mais lembradas e preferidas pelos gaúchos. Segundo ele, a pesquisa mostra o que acontece nos dois lados do cérebro.
Vicenzi ressaltou, ainda, o rigor científico como o levantamento é realizado. Para a atual edição, foram feitas 650 entrevistas, o maior número desde 1999, quando começou a pesquisa. Foram contatados 47 principais municípios do Estado - representando um universo estimado em 300 mil gestores de negócios e profissionais - com respostas espontâneas sobre suas lembranças e preferências de marcas. Ele também destaca que, a cada nova edição, a pesquisa permite comparações com os resultados anteriores e, por consequência, traça a trajetória de cada uma das marcas apontadas entre as cinco principais de cada setor, assim como vislumbrar seu futuro próximo. "Trata-se, assim, de um diagnóstico de mercado e de posicionamento de consumo, que se aprofunda ano a ano".

As grandes que dominam as categorias especiais

As três categorias especiais da pesquisa do Jornal do Comércio e Qualidata - Grande Marca Gaúcha, Grande Marca Brasileira e Preservação do Meio Ambiente - continuam sendo lideradas, respectivamente, por Gerdau, Petrobras e Natura. Os índices de lembrança e preferência das duas primeiras empresas caíram em relação a 2014, enquanto os da última companhia aumentaram. A categoria Grande Marca Gaúcha foi criada em 2000, um ano depois da primeira edição da pesquisa; a Preservação do Meio Ambiente surgiu em 2008; e a Grande Marca Brasileira, em 2010. Gigante da siderurgia mundial, com sede no Estado, a Gerdau obteve 54.5% na lembrança, contra 56.2% em 2014. Os índices anteriores da empresa foram 51,9% em 2013, 53,3% em 2012 e 57,1% em 2011.
Na preferência, que mostra a decisão na hora da compra, a Gerdau obteve, na atual pesquisa, 45.2%, ante 46.6% no ano anterior. Retrospectivamente, alcançou 47.5% em 2013, 44.6% em 2012 e 48.4% em 2011. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau, que se mantém desde o início do levantamento como a Grande Marca Gaúcha, possui operações industriais em 14 países nas Américas, Europa e Ásia. Sua capacidade instalada é superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. A Petrobras registrou 41.4% na lembrança, aquém dos 44.7% somados em 2014. Em 2013, quando alcançou 40.3%, o índice representou um bom avanço, já que em 2012 estava em 32.1%. Na preferência, a queda da Grande Marca Brasileira foi maior: 39.8%, na atual pesquisa, contra 48.8% na do ano anterior. Os patamares alcançados em 2013 e 2012 foram 41.7% e 34%, respectivamente. A empresa produziu 713 mil barris de petróleo por dia no pré-sal, marco de 21 de dezembro de 2014. Suas refinarias no Brasil bateram recorde de processamento anual de petróleo. A carga refinada foi de 2,1 milhões de barris de petróleo por dia. Em fevereiro, a diretoria de Governança, Risco e Conformidade (GRC), criada para assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos, entre os quais fraudes, corrupção e desvios de ética, apresentou a sua nova estruturação. A diretoria contará com três gerências executivas: Governança, Organização e Gestão, Riscos Empresariais e Conformidade.
Na categoria especial Preservação do Meio Ambiente, a líder Natura subiu para 20.2% na lembrança - três pontos percentuais acima do obtido em 2014. Seu índice em 2013 foi de 18.6%, significando considerável avanço em relação aos 10,6% de 2011 e 2012. Na preferência, a indústria de cosméticos, fragâncias e higiene pessoal obteve 19.1%, contra 18.3% de 2014. Em 2013, a preferência chegou a 17.5%, melhorando em muito o desempenho de 2012 (9,5%). O caderno especial?, que circulará no dia 30, trará matérias completas com cada vencedora das categorias especiais.

Caderno especial circula no dia 30

O caderno especial do Jornal do Comércio com os resultados completos da pesquisa Marcas de Quem Decide circulará encartado na edição do próximo dia 30. Chamado informal e carinhosamente por quem o faz de "cadernão do Marcas", não só pela quantidade de páginas, mas também pelo peso editorial que elas contêm, o suplemento abordará 100 setores de bens e serviços e três categorias especiais pesquisadas (veja a lista nesta página), com respectivos gráficos e análises de cada um deles, artigos de opinião de especialistas, reportagens especiais e notas atualizadas sobre o mundo do branding, entre outros atrativos.

Os dados técnicos e interpretativos da pesquisa do JC em parceria com a Qualidata abrangem as cinco primeiras classificadas em todos os setores tanto na lembrança quanto na preferência dos entrevistados. Essa característica diferencia o MDQD de outros levantamentos, que só apuram a lembrança. "Ser a marca mais lembrada não é garantia de que ela seja a preferida. O Marcas de Quem Decide é o único estudo que revela essas duas dimensões, algo extremamente valioso para os gestores de negócios, profissionais de marketing e publicitários envolvidos no planejamento e promoção dessas marcas", diz o diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi.

Os resultados da pesquisa refletem o pensamento de 650 gestores e formadores de opinião entrevistados em 47 dos principais municípios gaúchos, um novo recorde do estudo conduzido pela Qualidata desde 1999. Com essa amostra, a margem de erro fica em 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um intervalo de 95%. Isso significa que se a pesquisa fosse feita 100 vezes, em 95 delas os resultados estariam dentro dos parâmetros estatísticos. A margem de erro abaixo de 4 pontos percentuais representa maior segurança para quem utiliza os dados para tomar decisões estratégicas em marketing, campo em que o branding é um dos compostos analisados.

O caderno especial do MDQD tornou-se um guia, renovado anualmente, sobre marca, uma publicação indispensável para empresários e profissionais que gerem esse ativo intangível da maior importância para empresas e organizações.

Galeria de fotos do Marcas de Quem Decide