Usina de Santo Antônio negocia energia extra em ‘período crítico’

Por

A usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, está negociando com o Ministério de Minas e Energia uma entrega extra de energia, de 150 MW, para "ajudar no período mais crítico".
A informação é do presidente do consórcio Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, que esteve reunido com secretários e técnicos do ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) nesta quarta-feira (21).
A energia extra viria das atuais 32 turbinas já instaladas e também das próximas - o projeto total conta com 50 turbinas.
A geração, portanto, só atingiria os 150 MW ao final da instalação das máquinas, em novembro de 2016. Em novembro e dezembro deste ano está prevista a entrada de outras duas turbinas.
"É um ganho energético que pode ser gerado. Na reunião no MME levei a ideia, que está sendo avaliada", disse o presidente.
Para aumentar a quantidade de energia entregue, seria necessário apressar o calendário, decisão que precisa ser acatada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
"O projeto de ampliação está dentro de uma oportunidade que verificamos. É um esforço que estamos fazendo. Uma entrega que pode ocorrer em curto prazo", concluiu.
Esse "curto prazo" poderia ser entre 60 e 90 dias, a partir da autorização da agência reguladora. O esforço, porém, representa também um gasto extra para a empresa, que, segundo o presidente, seria custeado por receitas próprias.