Empresas de vinhos podem se registrar com facilidade

Por

O registro de estabelecimentos que produzem vinhos, derivados da uva e do vinho e outras bebidas está facilitado desde ontem, com o lançamento do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“De forma a alcançar a estabilidade necessária, o Sipeagro será disponibilizado inicialmente para o registro de novos estabelecimentos e seus produtos e em uma segunda etapa para o recadastramento das empresas já registradas”, explica Bernardo Medina, fiscal federal agropecuário do Mapa.
O novo sistema substitui o antigo processo de solicitação de registros. “As empresas precisavam, antes, enviar ao Mapa os documentos necessários pelos correios. Agora, a comunicação com o ministério vai ocorrer 90% via o novo sistema, facilitando a forma como recebemos as demandas e as analisamos”, diz Medina.
Um arquivo orientador para o uso Sipeagro também está sendo disponibilizado, mas caso ainda restem dúvidas, as mesmas devem ser encaminhadas ao Serviço responsável pela área de vinhos e bebidas da Superintendência Federal Agropecuária do estado onde a empresa está estabelecida.