Cade vai aprofundar análise da fusão entre ALL e Rumo

Por

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu aprofundar a análise o acordo de incorporação de ações da América Latina Logística (ALL) pela Rumo Logística Operadora Multimodal, controlada da Cosan, conforme indica despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU). No documento, o órgão antitruste declara o ato de concentração entre as empresas "complexo" e determina a realização de novas diligências sobre o caso. 

Para avaliar melhor a operação, o Cade vai agora focar o aprofundamento da análise das condições competitivas nos mercados envolvidos, solicitar manifestação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre questões pertinentes a regulação e dados de mercado e ainda requerer apresentação das eficiências decorrentes da operação. Com isso, a Superintendência-Geral do órgão poderá, se for o caso, pedir prorrogação do prazo de avaliação do negócio, anunciado em fevereiro deste ano pelas empresas.   

A operação consiste na incorporação de ações da ALL pela Rumo, o que resultará em nova companhia. Depois de obtidas as aprovações da ANTT e do Cade, serão atribuídas aos atuais acionistas da ALL ações representativas de 63,5% do capital da nova empresa, permanecendo os atuais acionistas (Cosan, TPG e Gávea) com um total de 36,5% do capital da nova companhia. 

De acordo com os termos da proposta, a Cosan será responsável por indicar a maioria dos conselheiros da companhia combinada. A ALL deverá submeter a proposta à deliberação de seu conselho de administração em até 40 dias. Sendo a proposta aprovada, o conselho da ALL deverá então convocar a assembleia geral, que será realizada em até 30 dias, para votar a respeito da incorporação de ações. 

"A associação permitirá a captura de sinergias e otimização da utilização dos ativos ferroviários e portuários das duas companhias, bem como a realização de investimentos que levarão a malha ferroviária atualmente operada pela ALL para melhor aproveitamento da capacidade de originação e escoamento de cargas de cada empresa", disse a Cosan em comunicado sobre o negócio.