Aprovada operação entre Santander e Warburg

Por

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição, por afiliadas da companhia norte-americana Warburg Pincus, do controle de Santander Banco de Emisiones e, indiretamente, de algumas subsidiárias do Grupo Santander na Espanha, Brasil e México que atuam com os chamados 'negócios de coffer'. Esses negócios incluem serviços de custódia e administração de fundos, e atualmente são controlados exclusivamente pelo espanhol Banco Santander. A decisão do Cade consta de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU)

Segundo documento enviado pelas empresas ao órgão antitruste, "antes da conclusão da operação, o Grupo Santander realizará um processo de reestruturação para segregar as atividades de custódia e outras atividades acessórias na Espanha, México e Brasil, conforme aplicável, e alocar essas atividades em veículos individualizados".

Anunciado em junho deste ano, o negócio deve gerar ganho líquido de 410 milhões de euros para o banco espanhol e renderá R$ 859 milhões ao Santander Brasil.