Candidatos mobilizam militância no interior do Rio Grande do Sul

Por

Cpers repudia declaração de Sartori sobre o piso

José Ivo Sartori participou de agenda em Caxias do Sul/Foto Luiz Chaves/Divulgação/JC

Uma declaração do candidato do PMDB ao Palácio Piratini, José Ivo Sartori, sobre o piso nacional do magistério o colocou no centro de uma polêmica que se espalhou ontem pelas redes sociais.
Em entrevista ao portal de notícias Terra, o peemedebista fez o seguinte comentário sobre a reivindicação dos profissionais da educação, que exigem o pagamento do piso do magistério: “Se é o piso, vai lá na (loja de materiais de construção) Tumelero que eles te dão um piso melhor”. Ele foi o primeiro a conversar com os jornalistas, numa transmissão ao vivo, pela internet, que também abriu espaço para o seu adversário, o petista Tarso Genro.
A entidade de classe dos professores, o Cpers/Sindicato, emitiu nota criticando a declaração de Sartori. “Acreditamos que esse tema não deve ser objeto de chacota ou brincadeiras por conta de quem tem a responsabilidade de propor alternativas para qualificar a nossa educação e valorizar o trabalho dos professores e de todos os trabalhadores em educação. (...) Não podemos, entretanto, aceitar que postulantes ao governo do Estado brinquem com coisas sérias”, menciona o documento.
No final da tarde, a direção da campanha de Sartori divulgou uma nota, pedindo “desculpas por qualquer mal-estar causado”. Segundo o texto, o candidato “teve um trecho de 27 segundos – de uma entrevista de 54 minutos – retirada de um contexto onde ele fazia referência à promessa não cumprida de pagamento do piso salarial dos professores”.
A nota também menciona que o peemedebista tem respeito pelos professores e que Sartori já trabalhou como educador. Por fim, aproveita a situação para atacar o adversário, “lembrando que quem não respeita o magistério é o candidato Tarso, do PT, que assinou a lei e não cumpre ao não pagar o piso aos professores”.
À tarde, Sartori foi para Caxias do Sul, onde realizou atividadesde campanha.

Tarso Genro recebe apoio de prefeitos dissidentes em Sarandi

Tarso realizou bandeiraço com apoiadores na região do Planalto Médio/Foto Caco Argemi/Divulgação/JC

O candidato à reeleição ao Palácio Piratini, governador Tarso Genro (PT), concentrou sua campanha ontem no norte do Estado e hoje também fará roteiro pelo Interior na busca por votos. Em Sarandi, o petista participou de ato político com cerca de 20 prefeitos e vice-prefeitos do Planalto Médio, filiados ao PP, PDT, PT e PTB, que declararam apoio à reeleição - elevando para 390 o número de gestores do Interior que aderiram à campanha do candidato.
Depois que a maioria dos partidos que não passaram para o segundo turno apoiou o adversário, José Ivo Sartori (PMDB) – como o PP, SDD, PRB, PSDB, DEM e outros –, a campanha do candidato à reeleição resolveu centrar forças entre os dissidentes das siglas que aderiram à campanha do peemedebista. Além do evento em que recebeu apoio dos prefeitos dissidentes, Tarso participou de uma mobilização com profissionais ligados à agricultura familiar, no mesmo município. 
No início da tarde, o petista foi entrevistado por jornalistas do portal Terra, em Porto Alegre, logo depois do adversário, José Ivo Sartori (PMDB).
Na ocasião, o petista disse que preferia disputar o segundo turno com a senadora Ana Amélia Lemos (PP), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, e que oficializou apoio a Sartori na semana passada. Segundo o candidato, Ana Amélia tinha posições claras, enquanto o peemedebista não.