Editor de guias de viagem promove evento nesta semana em Porto Alegre

Por

Começa nesta quarta-feira (1), em Porto Alegre, uma série de eventos com a temática Turismo. A iniciativa é organizada pelo editor dos guias de viagem O Viajante, Zizo Asnis. O patrono da Feira do Livro deste ano, Airton Ortiz, que escreve sobre o tema, será um dos palestrantes. 

A primeira atividade, que celebra os 15 anos da editora de Asnis, ocorrerá a partir das 19h na Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping com uma palestra sua. De mochileiro na Europa e Ásia a editor e escritor de guias de viagem é o título do encontro. Na quinta-feira, no mesmo horário e local, o jornalista Humberto Trezzi fala sobre Aventuras em terreno minado.  

Na sexta, Airton Ortiz fará o workshop Na Trilha da Humanidade. Dessa vez, o evento ocorre no BarraShoppingSul, na livraria Fnac, a partir das 19h. Ortiz refez o caminho dos primeiros humanos, no Quênia, passando por todos os estágios da evolução do homem, até chegar ao Brasil.

O encerramento da atividade, que é aberta ao público, está marcado para o sábado, novamente na Saraiva do Praia de Belas. Às 17h, Ivonete Pinto, doutora em Cinema, professora, escritora e crítica de Cinema, falará sobre Roteiros quase insólitos - Relatos de viagem e cinema em destinos singulares. Às 19h, Gabriel Pehn Britto, blogueiro do Gabriel Quer Viajar e produtor de conteúdo de viagem, palestra sobre A viagem de um blog. Além de Porto Alegre, a Semana O Viajante 15 Anos acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Zizo Asnis começou a escrever guias em 1999, e a primeira publicação, Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa, foi lançada em junho do ano 2000. Hoje, ele continua a publicar esse guia, que chega à 10ª edição.

Com a popularização da internet e aplicativos para dispositivos móveis, Asnis prevê mudanças. “É preciso se adaptar aos novos tempos. Livros e guias não serão extintos, mas deverão conviver com e-books e apps. E é exatamente isso que estamos fazendo, especialmente no caso dos aplicativos, que se prestam bem para guias de viagem e os recursos de geolocalização. Até o início do ano que vem estaremos lançando apps O Viajante. No caso da internet, com esse meio já convivemos há uma década e meia. Existem muitos sites e blogs que propagam informações de viagens, mas como saber se esses sites e blogs são confiáveis, atualizados? Vamos confiar todo nosso planejamento a uma informação encontrada na web? Ponto para os guias de viagem, que, embora pagos, desenvolvem conteúdo para viajantes de forma profissional”, considera ele.

O lançamento mais recente da editora foi o Guia O Viajante Uruguai, o primeiro guia em português sobre o país vizinho. “Agora, estamos focados na 10ª edição do Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa, que – por ser a 10ª edição, a ser lançada nos 15 anos da editora – será uma edição especial, comemorativa e diferenciada”, antecipa.