Fiat faz recall de 81 mil veículos por risco de falha em arrancada

Por

A Fiat abriu recall envolvendo cerca de 81 mil veículos por risco de desgaste prematuro de peças da primeira marcha. Segundo a montadora, se a falha ocorrer o motorista terá dificuldades em arrancar o veículo, com risco de acidente. 

O problema atinge modelos do Punto, do Idea, da Doblò e do Bravo, fabricados de fevereiro de 2012 a 22 de fevereiro de 2014. A montadora não detalhou quantos veículos de cada modelo estão envolvidos no chamado. 

No caso do Punto versões Essence e Essence Dualogic e do Idea, nas versões Adventure, Sporting e Sporting Dualogic, será feita a troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio.

Nos demais modelos, além da troca do óleo, será feita a substituição dos componentes da engrenagem da primeira marcha para veículos que apresentarem quilometragens superiores a 40 mil km.

"Tais medidas visam evitar o processo prematuro de desgaste de componentes relacionados à primeira marcha e a substituição preventiva daqueles componentes da caixa de câmbio após o uso superior a 40 mil km", informou a montadora. 

Segundo a Fiat, a falha, se ocorrer, deverá se manifestar após essa quilometragem. Nesse caso, o condutor poderá ter dificuldade em engrenar a primeira marcha e, consequentemente, de arrancar o veículo, o que, em casos extremos, poderá acarretar acidentes com eventuais riscos de danos físicos e materiais ao condutor, aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros. 

Proprietários dos veículos envolvidos no chamado devem agendar atendimento em uma das concessionárias da Fiat ou por meio do telefone 0800 707 1000. 

A troca de óleo dura até uma hora. A Fiat informa ainda que se for necessária a substituição dos componentes, o atendimento poderá levar até dez horas, "podendo ocorrer variações conforme o fluxo de atendimento da concessionária no momento da solicitação do serviço".