Decisão do Fed de manter juros “não muda nada”, diz Mantega

Por

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta quinta-feira (18) que decisão do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) de manter inalterada a sua taxa de juros "não muda nada" no cenário econômico mundial. 

"O que foi dito é que a taxa de juros pode subir se a economia de fato melhorar, mas pode ficar onde está se não melhorar. Portanto, noves fora, nada." 

Comunicado do comitê de política monetária do Fed, divulgado nesta quarta-feira (17), indica que a instituição deve manter os juros do país nos níveis atuais -entre 0% e 0,25%- por tempo "considerável", sem indicar o intervalo exato para iniciar a elevação da taxa. 

O Fed afirmou que a economia do país continua a melhorar, mas que o estímulo dos juros baixos ainda é necessário. 

Mantega disse que, como o mundo está num cenário de desaceleração, "continuaremos ainda tentando superar essa recessão". 

Um aumento dos juros deixaria os títulos do Tesouro dos EUA, que são remunerados pela taxa e considerados de baixo risco, mais atrativos que aplicações em emergentes, o que poderá provocar uma migração de recursos desses mercados de volta à economia americana. 

O Fed decidiu ontem também cortar em US$ 10 bilhões seu estímulo mensal, através da recompra de títulos do Tesouro americano e de outros ativos, que proporcionou injeção de recursos no mercado nos últimos dois anos. 

Questionado sobre o resultado da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, Mantega não fez comentários, apenas disse que os ministros da área social vão falar do assunto. 

Dentre os dados divulgados está o índice de Gini, medida de desigualdade, que mostrou uma discreta piora de 2012 para 2013. Passou de 0,496 para 0,498 no indicador que mensura exclusivamente a distribuição dos rendimentos do trabalho.