Demanda por voo doméstico da Gol sobe 10,5% em agosto

Por

A demanda doméstica da Gol manteve em agosto a trajetória de crescimento, na comparação com igual período do ano passado, que vinha apresentando nos últimos meses. No mês passado, a demanda, medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK), teve expansão de 10,5% frente agosto de 2013. Já a oferta, medida em assentos-quilômetro oferecidos (ASK) recuou 5%, levando a taxa de ocupação a atingir 77,8%, 10,9 pontos porcentuais a mais do que o reportado um ano antes.
A companhia aérea transportou 3,1 milhões de passageiros domésticos no mês, o que corresponde a um aumento de 15,6% em relação ao mesmo período de 2013.
No mercado internacional, a demanda cresceu 52% em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta ampliou-se 27,3%. Com isso, a taxa de ocupação elevou-se 11,7 pontos porcentuais, chegando aos 71,9%.
No acumulado do ano, a demanda doméstica cresce 9,1%, enquanto a oferta recua 2,7%, com taxa de ocupação de 77%, alta de 8,3 pontos porcentuais. O número de passageiros transportados soma 26 milhões de passageiros, 11% mais que no mesmo período de 2013. Já a demanda internacional acumula alta de 25,2%, enquanto a oferta cresce 6,9%, levando a taxa de ocupação a 60,7%, alta de 10,4 pontos porcentuais.
Em comunicado sobre os dados de tráfego de agosto, a Gol também afirma que o Prask (receita de passageiro por assento-quilômetro oferecido) continua crescendo na comparação anual, mas afirma que essa expansão está baseada "primordialmente no aumento da taxa de ocupação".
A companhia também afirma que as tarifas praticadas em agosto "acompanharam o cenário de desaquecimento da atividade econômica no Brasil".