Percentual de famílias gaúchas endividadas reduz em agosto

Por

O número de famílias endividadas em agosto deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado, registrou queda. Das 600 famílias ouvidas pelo levantamento, 61,9% afirmaram estar endividadas, contra 66,2% que informaram estar na mesma situação em 2013.

Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Gaúcho (Peic), elaborada pela Fecomércio-RS. A parcela da renda familiar comprometida com dívidas, na média em 12 meses, permaneceu estabilizada em 27,6%. O cartão de crédito (68,7%) continua liderando, de forma isolada, todos os tipos de dívidas assumidas pelas famílias gaúchas, seguido pelos carnês (36,7%) e o cheque especial (17,2%).

Também o percentual de famílias com contas em atraso apresentou redução em agosto deste ano (24,3%) na comparação com o mesmo mês do ano passado (26,7%). A pesquisa ainda constatou recuo percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas em atraso em 30 dias. Em agosto do ano passado, esse percentual foi de 8,9%, passando para 6,4% em agosto de 2014.