Ibovespa avança com ajuda de ações da Petrobras

Por

A Bovespa começou a sessão em queda nesta quinta-feira (21), virou para o campo positivo, chegando a tocar nos 59 mil pontos, mas a alta perdeu fôlego depois. O índice acompanha a movimentação das ações da Petrobras, da Vale e siderúrgicas, enquanto as bolsas em Wall Street estão em alta leve. Às 10h45min, o Ibovespa subia 0,08%, aos 58.974 pontos, após bater a máxima de 59.207 pontos.

O discurso de oficialização da candidatura de Marina Silva pelo PSB, ontem, serve de amparo ao mercado de ações doméstico, para sustentar a bolsa em alta ou ao menos para limitar a queda num eventual movimento de realização lucros. Marina afirmou que desde 2010 assumiu posição em defesa do sistema de metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal. Ela também se disse favorável à autonomia do Banco Central e lembrou que seu ex-companheiro de chapa, Eduardo Campos, morto na semana passada em um acidente aéreo, advogava que essa autonomia fosse formal.

Com isso, Petrobras ON avançava 0,15% e a PN, 0,70%. Outro papel bastante sensível ao cenário eleitoral é Eletrobras, com alta de 0,71% na ON.

Também dá suporte à bolsa brasileira o desempenho positivo das bolsas norte-americanas, que abriram em alta - Dow Jones subia 0,13% e S&P 500, 0,11% às 10h45. A despeito da ata do Federal Reserve ontem ter sinalizado com uma antecipação do aperto das taxas dos Fed Funds, as ações reagem favoravelmente aos números que mostram recuperação da economia. Nesta manhã, o Departamento de Trabalho informou que o número de pedidos de auxílio-desemprego na semana passada caiu para 298 mil, ante previsão de 302 mil, e o dado da semana anterior foram revisados, de 312 mil para 311 mil. Já o índice de atividade dos gerentes de compra (PMI) industrial de agosto subiu a 58, de 55,8 em julho.

Entre os dados econômicos e o recado da ata, cresce a expectativa do mercado pelo discurso da presidente do Fed, Janet Yellen, no Simpósio de Jackson Hole, que começa hoje e terá participação do presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini.

Os papéis da Vale e das siderúrgicas oscilam perto da estabilidade, digerindo os dados fracos da China. O PMI da indústria do país medido pelo HSBC interrompeu quatro meses consecutivos de aceleração e caiu à mínima em três meses, a 50,3 em agosto, o que sugere que Pequim precisará manter o suporte necessário à economia. Vale PNA operava estável e Usiminas ON recuava 0,27%.