Comissão de Ética da Presidência pede informações à Petrobras sobre atuação de Cerveró

Por

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu nesta segunda-feira (18) pedir informações à Petrobras para apurar a responsabilidade do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
Cerveró é apontado como o responsável pela apresentação de parecer que dava aval à compra mas que depois se mostrou incompleto por não incluir cláusulas consideradas importantes para o andamento do negócio.
Em abril a comissão pediu informações ao próprio Cerveró. O processo contra ele ainda não foi aberto.
A comissão ainda está em fase prévia de consulta. A abertura do processo só será feita se os conselheiros considerarem que as explicações enviadas por Cerveró e pela Petrobras não foram suficientes.
O colegiado poderá penalizá-lo com censura ética -única condenação possível a um servidor que não exerce mais suas funções no governo.
A comissão quer saber se ele de fato sonegou informações na apresentação do parecer. No início do ano, a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena passou a ser alvo de críticas da oposição após a presidente ter admitido, em nota oficial, que o negócio havia sido aprovado pelo Conselho de Administração da estatal com base em um parecer "técnica e juridicamente falho". O prejuízo causado foi de US$ 792 milhões aos cofres públicos.
Na época, Cerveró era diretor da área internacional da Petrobras, enquanto a presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, presidia o conselho de administração da Petrobras. Ele acabou demitido de um cargo na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras para a qual tinha sido transferido, após as alegações presidenciais.
A Petrobras tem dez dias para enviar suas informações. A próxima reunião do colegiado, que poderá analisar suas informações, ocorrerá em 22 de setembro.