Metalúrgicos de Caxias estão próximos de acordo

Por

Em audiência realizada na sexta-feira, dia 1, no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre, os sindicatos de trabalhadores e dos empresários do setor metalúrgico de Caxias do Sul encaminharam uma proposta a respeito da convenção coletiva da categoria, que tem data-base em 1 de junho. Conforme o acordo, o índice de reajuste é de 7% até dezembro de 2014 e mais 1% a partir de janeiro do próximo ano. As partes comprometeram-se em levar a proposta às suas categorias, sendo acordado o dia 9 de agosto como prazo de resposta quanto à aceitação ou não.
Também ficou acordada a unificação dos pisos da categoria em R$ 950,00, aumento da faixa etária de concessão do auxílio-creche de quatro anos e meio para cinco anos e abono de 50% das horas de ausência ao trabalho por motivo das mobilizações pelo dissídio coletivo da categoria e compensação dos demais 50%. Mas o empregado poderá optar por não compensar os 50% das horas, mas tê-las descontadas, desde que esse desconto seja equivalente apenas ao valor da hora trabalhada e não se reflita nas demais parcelas, como repousos, férias e participação nos lucros e resultados.
Após 9 de agosto, as partes têm o prazo de cinco dias para informar à desembargadora Ana Luiza Kruse, vice-presidente do TRT-RS, que encaminhou a negociação, o resultado das assembleias, bem como se existirá necessidade de nova mediação. A primeira proposta dos trabalhadores era de 13,5% de aumento, baixada para 9% na primeira reunião no TRT. Os empresários ofereceram 6,08%, equivalente à reposição da inflação do período referente aos 12 meses anteriores à nova convenção, e aumentaram para 6,5% no primeiro encontro na Justiça.