Intenção de consumo das famílias gaúchas cai 14,5% em julho

Por

A intenção de consumo das famílias gaúchas apresentou 113,2 pontos em julho, o que representa uma queda de 14,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O dado faz parte da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF), divulgada nesta quinta-feira (17) pela Fecomércio-RS.

A moderação do otimismo das famílias foi influenciada, principalmente, pela inflação em patamares elevados nos últimos meses, especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. O indicador que mede a segurança com relação à situação do emprego teve recuo de 9,9% em julho na comparação com o mesmo mês de 2013, ficando em 122,1 pontos. 

Embora a conjuntura de aquecimento do mercado de trabalho permaneça, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o patamar da taxa de desemprego encontra-se no nível mais baixo da história, o desempenho fraco da atividade econômica vem impactando na redução desse otimismo. Ainda no aspecto do mercado de trabalho, a avaliação quanto à situação de renda alcançou 120,2 pontos, numa queda de 13,5% sobre julho de 2013. 

Os indicadores relacionados ao consumo também foram negativos neste mês de julho. Quanto ao nível de consumo atual, a queda foi de 22% frente a julho do ano passado, alcançando um patamar pessimista de 96,1 pontos. Embora em níveis ainda otimistas, o indicador referente à facilidade de acesso ao crédito caiu 12,8% na mesma base de comparação, aos 119,5 pontos; e o referente ao momento para consumo de bens duráveis, reduziu 6,4%, aos 115,0 pontos.