Apenas sete empresas brasileiras estão entre as 500 maiores do mundo

Por

Sete empresas brasileiras estão entre as 500 maiores empresas do mundo, de acordo com lista organizada pela revista americana Fortune publicada ontem. No ano passado, oito empresas brasileiras estavam na Fortune 500. Em relação à lista de 2013, o Grupo Pão de Açúcar deixou de figurar entre as maiores empresas do mundo. As demais companhias brasileiras são as mesmas.
A lista da Fortune classifica as empresas de acordo com o faturamento delas no último ano fiscal, encerrado em 31 de março.  A brasileira melhor colocada no ranking é a Petrobras, na 28ª posição. A petrolífera caiu três postos em relação ao ano passado, quando já havia sido a melhor companhia nacional na classificação.
As demais empresas brasileiras na lista são o Banco do Brasil (125ª colocada), Itaú Unibanco (138ª), Bradesco (203ª), Vale (218ª), JBS (251ª) e a Ultrapar Holdings (430ª). Apenas Itaú Unibanco, Bradesco e a JBS subiram no ranking de um ano para o outro.
A varejista Walmart ficou na primeira posição, com faturamento de US$ 476,2 bilhões e US$ 16 bilhões de lucro no último ano fiscal. O ranking é dominado pela Europa, com 150 companhias, seguida por Estados Unidos, com 128, China (95 empresas) e Japão (57). Além do Walmart, estão no topo do ranking a anglo-holandesa Royal Dutch Shell, as chinesas Sinopec e China National Petroleum, a norte-americana ExxonMobil e a britânica BP.