Copa do Mundo turbina gastos de estrangeiros com cartões no Brasil

Por

Os gastos de turistas com cartões Visa no Brasil durante a fase de grupos da Copa do Mundo, encerrada no último dia 26, chegaram a US$ 188 milhões, segundo levantamento da empresa, maior operadora de cartões de crédito do mundo. O montante represente um aumento de 152%, na comparação com o mesmo período da Copa das Confederações. O estudo apurou gastos feitos com cartões de crédito, débito e pré-pagos.

Assim como no primeiro balanço parcial, os americanos lideraram o ranking, seguidos pelos ingleses, franceses e mexicanos. Desses três países, apenas a França, que enfrenta a Alemanha na tarde desta sexta-feira, continua na competição. Os gastos de torcedores da Colômbia, rival do Brasil e uma das sensações do Mundial, subiram 765%, em relação ao ano passado, segundo os dados da Visa.

A empresa destacou ainda aumento significativo de cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Cuiabá registrou a maior alta, de 963%, seguida de Natal (851%), Manaus (409%) e Curitiba (167%).

O "efeito Copa" sobre os gastos com cartões também foi registrado pela Mastercard. Segundo estudo da empresa, os gastos de estrangeiros 2,4 vezes entre 8 e 22 de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento mostrou que a alta foi puxada por compras em lojas esportivas, internet e telecomunicações e agências de viagem.

"A análise sugere que os altos gastos em lojas esportivas são diretamente relacionados à Copa do Mundo, enquanto que o pico em internet e telecomunicações está diretamente ligado à necessidade das pessoas se comunicarem, principalmente nas mídias sociais", informou a empresa, em comunicado.

Ainda de acordo com a pesquisa, os gastos dos clientes estrangeiros da Mastercard em bares e restaurantes, que já é elevado neste período do ano, por causa das férias, teve um aumento de 200% em relação a 2013.