Governo diz que Copa do Mundo movimentou R$ 1 bilhão no Rio Grande do Sul

Por

Atualizada às 14h40

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, convocou, para a manhã desta terça-feira (1), uma coletiva de imprensa para avaliar a Copa do Mundo em Porto Alegre. “Somos um Estado preparado para grandes eventos e manifestações públicas”, disse ele. 

Conforme números prévios estima-se que 350 mil turistas passaram pelo Estado, sendo 160 mil estrangeiros, movimentando aproximadamente R$ 1 bilhão. O Beira-Rio recebeu cinco jogos, nove seleções em uma média de 42.993 torcedores por jogo.

“Nós fizemos a formação de mais de 2 mil policiais da Brigada Militar com cursos de língua estrangeira. Cumprimos todas as exigências da Fifa, a preparação da comunidade foi exemplar, os impactos no nosso  comércio foram extraordinários, e tivemos bons espetáculos de futebol que ficarão marcados na memória de todos", afirmou Tarso, no evento no Palácio Piratini.

Tarso afirmou que as pessoas que quiseram se manifestar sobre o Mundial nos últimos dias o fizeram livremente na capital gaúcha, dentro dos limites que foram colocados para garantir a segurança dos torcedores que vieram à cidade para acompanhar as partidas. "Agora é o momento de celebrar esse acontecimento", avaliou. 

Porto Alegre recebeu quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, três na fase de grupos e o último ontem, entre Alemanha e Argélia, pelas oitavas de final da competição.

Com informações Estadão Conteúdo.