PRB integrará aliança com PP na corrida ao Piratini

Por

Um dos partidos mais cobiçados pelas candidaturas ao Palácio Piratini nestas eleições, o PRB anunciou, na quinta-feira, a decisão de apoiar a senadora Ana Amélia Lemos (PP) na disputa. O partido pretende formalizar, na próxima semana, a coligação com o PP. O ato político deve ocorrer na convenção do partido, marcada para sábado da semana que vem, às 9h, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Para a tarde do mesmo dia está marcada a convenção do PP, que deve contar com representantes de todos os partidos que irão sustentar a candidatura de Ana Amélia. O PRB se une a uma chapa que já contava com PP, PSDB e Solidariedade (SDD).
A decisão de integrar a coligação em prol da senadora, de acordo com o presidente estadual do PRB, o deputado estadual Carlos Gomes, foi ao encontro dos pedidos dos filiados, que demonstraram maior empolgação pela candidatura da progressista. O comunicado oficial divulgado na quinta-feira no site da sigla ainda cita o “potencial eletivo da aliança na proporcional para deputado federal e para a Assembleia Legislativa”. O partido deve se coligar com o PSDB e com o SDD para lutar por cadeiras no Parlamento gaúcho.
O presidente estadual do PSDB, Adilson Troca, relata que os partidos firmaram acordo para que a indicação da vaga ao Senado siga com o PSDB. Mas Gomes afirma que o tema segue em aberto. “Vamos discutir”, minimiza. O SDD reivindica a indicação do deputado estadual Cassiá Carpes para a vaga de vice-governador, mas, diante da dificuldade na escolha do candidato ao Senado, o posto segue indefinido.
O PSDB articula para indicar o secretário de Transparência do governo Yeda Crusius (PSDB, 2007-2010), Francisco Luçardo. Além dele, o vice-governador da gestão Antônio Britto (PMDB, 1995-1998), Vicente Bogo, também se ofereceu à direção partidária para concorrer. “Queremos apresentar dois ou três nomes”, conta Troca, ressaltando que a decisão sobre a indicação não deve passar da próxima semana.
O PRB também era sondado pelo PDT, que vai disputar o governo estadual com o deputado federal Vieira da Cunha. Inicialmente, também o PT tentou atrair o partido, que integrava a gestão de Tarso Genro (PT), mas não obteve êxito.

PCB escolhe Humberto Carvalho para concorrer ao governo estadual 

Guilherme Darros
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) deve confirmar em sua convenção, no dia 28, o nome do advogado Humberto Carvalho como candidato da sigla ao Palácio Piratini, além dos professores Nubem Medeiros como vice e Humberto Sório como candidato ao Senado.  O PCB foi o último partido a confirmar seu candidato para o governo do Estado. Agora, para que todas as chapas estejam completas, falta o PDT, do pré-candidato Vieira da Cunha, definir seu vice e o PP, de Ana Amélia Lemos, anunciar o vice e o candidato ao Senado.
Humberto Carvalho também foi candidato do PCB na eleição de 2010, quando obteve 1.889 votos. Nubem Medeiros concorreu a vereador em 2012, obtendo 498 votos. Segundo Medeiros, a sigla está consciente de que será uma eleição difícil. “Nós não fazemos a mínima ilusão de que possamos ganhar, mas o que importa para nós é levarmos a nossa proposta e dialogar com os mais variados segmentos da sociedade gaúcha”, explicou Medeiros, que afirmou que o partido tem um programa diferenciado em relação aos “partidos da ordem burguesa”. “Nós queremos levar um programa socialista e mostrar que esse sistema capitalista não tem condições de atender às necessidades da população”, afirmou o candidato a vice-governador.
Em sua convenção, o partido também deve confirmar Edson Canabarro como candidato a deputado federal, que concorreu ao mesmo cargo em 2010, e João Manoel Fialho, que concorreu a vereador em Santana do Livramento no pleito de 2012, à Assembleia Legislativa.
O PCB chegou a ser convidado para integrar a chapa formada pelo P-Sol e pelo PSTU, inclusive com a possibilidade de indicar o vice do pré-candidato Roberto Robaina (P-Sol), porém, a exemplo de 2010, o partido decidiu apresentar candidatura própria.