Copa não ajuda e varejo movimenta metade do esperado em Porto Alegre

Por

Apesar da expectativa dos comerciantes de Porto Alegre de elevar as vendas durante a Copa do Mundo, que começou na última quinta-feira (12), os resultados frustraram o setor na Capital. Conforme levantamento realizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Porto Alegre, a estimativa de consumo dos turistas para o primeiro final de semana do Mundial era de R$ 19 milhões, porém as vendas alcançaram menos da metade desse valor, R$ 8 milhões. 

Para o presidente da entidade, Gustavo Schifino, a expectativa é de que os próximos jogos tragam resultados mais significativos. "Soma-se a esse cenário o

A média da queda em vendas foi de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. O primeiro jogo em Porto Alegre aconteceu no último domingo, e 73% dos lojistas consultados não abriram. Os 28% que abriram as lojas relatam queda média de 31% nas vendas.

Apesar dos números, a opinião geral dos lojistas, segundo o Sindilojas, é de que as vendas ainda podem melhorar com o decorrer do evento. Ainda assim, alguns varejistas consultados apontam que há segmentos que não percebem alteração em razão da vinda de turistas, como por exemplo, material de construção, calçados, cosméticos e perfumaria.