Tradições gaúchas para gringo ver

Por

Do Rio Grande do Sul para o mundo. Esse é o espírito que tomou conta da abertura oficial do Acampamento Farroupilha Extraordinário, instalado, nesta quinta-feira, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) até 13 de julho. O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, destacou que os olhares do mundo se voltam para o País com a Copa do Mundo, oportunidade que fará com que as tradições gaúchas ganhem visibilidade internacional.
A cerimônia de abertura do evento começou por volta de 12h30min com a chegada da cavalgada que trouxe as bandeiras oficiais do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, do Movimento Tradicionalista Gaúcho e dos países cujas seleções vão jogar em Porto Alegre (França, Honduras, Austrália, Holanda, Argélia, Nigéria, Argentina e Coreia do Sul).
“Em nenhum lugar do País, os turistas vão encontrar ambiente mais acolhedor”, sacramentou Melo, reforçando que a hospitalidade é uma das principais características dos gaúchos. O vice-prefeito arriscou um palpite: “A bola vai rolar e o Brasil será campeão”, mas não deixou de mencionar que, apesar do clima ufanista, nem tudo é perfeito. “A cidade é isso que está aí e vai ser mostrada como é, com suas belezas e seus desafios.”
Realizada a poucas horas da abertura da Copa do Mundo, a cerimônia de lançamento do Acampamento Farroupilha Extraordinário ocorreu no mesmo momento em que se iniciava o protesto contra o Mundial da Fifa na Capital. A perspectiva de manifestações foi considerada como um fato democrático. “Vamos respeitar os protestos pacíficos. Eles acontecem porque vivemos uma democracia.”
A edição extraordinária do Acampamento Farroupilha tem 76 piquetes montados e conta com feira de artesanato indígena, demonstrações campeiras, área de convivência com palco de espetáculos e praça de alimentação.
Os turistas que passarem pelo acampamento terão a oportunidade de conhecer melhor a cultura gaúcha com oficinas temáticas sobre como preparar chimarrão e encilhar cavalo. “Essa é a rica e valorosa experiência que ofereceremos ao mundo”, afirmou o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby. De acordo com o secretário municipal do Turismo, Luiz Fernando Moraes, serão mais de 390 atividades promovidas no período.

Pesquisa define perfil do turista durante o Mundial

A Secretaria Municipal de Turismo iniciou a aplicação de pesquisa para identificar o perfil do turista que chega a Porto Alegre para o Mundial bem como a avaliação dos visitantes sobre os serviços e equipamentos turísticos da cidade. Elaborado em espanhol, inglês e português, o questionário está sendo aplicado nos sete Centros de Informação Turística (CITs) fixos, no CIT Móvel, nos postos de atendimento das estações 3 e 4 do Caminho do Gol que funcionarão nos dias de jogos na Capital e na rede de 33 Pontos de Orientação e Informação Turística (Points). O levantamento será feito até dia 2 de julho, dois dias após o último jogo em Porto Alegre.
As informações coletadas abordam o perfil do turista (gênero, idade e origem), perfil da viagem (tempo de permanência no destino, se viaja sozinho ou acompanhado, meios de transporte e de hospedagem utilizados e gasto médio na cidade) e critério de escolha do destino.
O visitante é convidado a avaliar, dentro dos conceitos de ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, os equipamentos, serviços turísticos e de apoio em aspectos como limpeza urbana, segurança pública, mobilidade urbana, telecomunicação e Internet, sinalização e informação turística, hospedagem, atrativos turísticos visitados, Fan Fest, city tour Linha Turismo, estádio Beira-Rio, Acampamento Farroupilha, diversão noturna, hospitalidade, preços praticados e comércio.