Trensurb faz aposta em uma atuação integrada

Por

A Trensurb está preparada para o aumento no fluxo dos passageiros no decorrer da Copa do Mundo, assegurou, na manhã de ontem, o diretor de operações, Carlos Augusto Belolli. Durante coletiva de imprensa realizada para apresentar as ações propostas pela empresa para atendimento da demanda excepcional, Belolli destacou que as operações integradas entre a Trensurb e órgãos de segurança e saúde são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços e o bem-estar da população.
Embora projete incremento no número de pessoas a serem atendidas no período, Belolli admitiu não ter um número preciso sobre a quantidade de novos passageiros, que deve se somar aos mais de 200 mil que recorrem ao serviço de trens diariamente. “O número de turistas que ficarão em hotéis da Região Metropolitana já supera 10 mil. Tem em torno de três mil torcedores argentinos que já estão se organizando para ficar em Sapucaia do Sul. Estamos acompanhando todo esse movimento, mas não temos como definir o quantitativo.”
O funcionamento dos trens será mantido no horário padrão, das 5h às 23h25min, mas os intervalos das composições sofrerão alterações. Nos dias de jogos em Porto Alegre, o tempo entre um trem e outro será de oito minutos (normalmente, são 10 minutos nos dias úteis e 15 aos domingos e feriados). Já o horário de pico será antecipado em duas horas quando a seleção brasileira jogar, com intervalos de cinco minutos entre as viagens. Para o secretário adjunto de Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o plano está à altura do esperado. Pinheiro assegurou apoio da pasta à Trensurb. “A Brigada Militar foi a que melhor atuou durante as manifestações de junho e quer ser a que melhor irá atuar durante a Copa do Mundo”, disse, projetando que a segurança pública será um dos pontos altos do Rio Grande do Sul durante o Mundial.
Representando o governador do Estado, que cumpria outra agenda no horário, a secretaria adjunta de Esporte e Lazer, Tania Antunes, mencionou que o fluxo de pessoas recorrendo aos trens para deslocamento pode triplicar durante o período da Copa do Mundo, citando a demanda como “desafiadora”. “O governo está engajado em realizar a maior Copa que já existiu”, afirmou.
Para a secretária, o Mundial da Fifa tem garantido a qualificação na infraestrutura da Região Metropolitana. Tania ressaltou que os serviços de saúde também estão observando o aumento da demanda e que há muitos aspectos para serem ajustados, mas concluiu garantindo que “todos os desafios serão vencidos”.