USP implanta maior cloud privada da América Latina

Por

São sete petabytes de disco e 600 servidores físicos com 500 GB de memória, cada um com 10 processadores. Essa é a infraestrutura que os pesquisadores, estudantes e demais profissionais da Universidade de São Paulo (USP) têm hoje a sua disposição. E tudo em cloud computing. “Uma cloud desse porte, geralmente, é pública. Em se tratando de um projeto privado para uma universidade, é inovador no Brasil”, comenta o diretor de operação de pós-venda da Solve System, Cesar Vieira. 

A empresa foi a responsável pela implantação dessa infraestrutura, que entrou no ar em 2013 e reúne serviços em três níveis: corporativo, educacional e científico. As facilidades da nuvem permitem, por exemplo, que o próprio pesquisador, ao ganhar um projeto, use a sua verba para fazer diretamente a contratação dos recursos computacionais que necessita, como servidores, computadores e aplicativos em 3D. A expectativa é beneficiar até 120 mil pessoas com as vantagens dessa solução. 

Vieira comenta outro cenário do dia a dia da instituição de ensino que foi facilitado com a nuvem. Nesse caso, com a possibilidade de os estudantes e funcionários poderem acessar a rede com seus serviços e aplicativos a partir de dispositivos móveis. “As manifestações na universidade, muitas vezes com quebra-quebra, fazem com que alguns profissionais fiquem até três meses sem ir trabalhar. Com a cloud privada, eles conseguem acessar o seu ambiente de trabalho remotamente”, explica o diretor da empresa.

Está intrínseco dentro do escopo desse projeto que as pessoas consigam interagir sem precisar conhecer toda a estrutura que está por trás. Tudo o que importa é qual aplicação está disponível. Para ter acesso aos arquivos na nuvem, só são necessárias duas coisas: um dispositivo computacional, que pode ser um desktop, notebook, smartphone ou tablet, e conexão à internet. A ferramenta não possui nenhum tipo de hardware. 

O gestor da Solve System comenta que o software é de fácil manipulação, excluindo a necessidade de uma capacitação mais rigorosa para que os usuários acessem os arquivos armazenados na nuvem. As atualizações do software são realizadas automaticamente, sem intervenções de usuários.

O conceito da nuvem garante que os recursos contratados, como processamento, disco e memória, sejam de uso exclusivo para cada cliente, disponíveis para utilização a qualquer momento. No caso da universidade, por exemplo, não é mais preciso fazer o pedido para a compra de um servidor e esperar todos os trâmites burocráticos para ter essa tecnologia à disposição. 

A flexibilidade é outra questão importante, pois os serviços se ajustam à medida da necessidade do cliente, que pode diminuir ou expandir a capacidade de acordo com a sua necessidade do momento. Com esse projeto de cloud universitário, a USP segue o exemplo de universidades renomadas em outros países como Harvard e Massachussetts, nos Estados Unidos. A Solve System, por sua vez, já começou a trabalhar em um projeto de cloud privada na Universidade de Campinas (Unicamp).

Startup desenvolve cadeira de rodas de plástico

A startup israelense Wheelchairs of Hope desenvolveu uma cadeira de rodas de plástico mais barata, confortável e durável do que as convencionais. A cadeira é colorida, e pesa 10 quilos, em comparação aos 17 quilos das cadeiras convencionais, o que a torna bem mais fácil de ser manobrada. “As cadeiras de roda dos últimos 50 anos são quase iguais. Todas se parecem com algo projetado por um engenheiro, sem nenhuma ênfase no design ou na interface humana das pessoas que são obrigadas a ficar nelas 24 horas por dia”, diz Pablo Kaplan, que desenvolveu o projeto junto com sua mulher, Chava Rotshtein.
 
A decisão de usar plástico na fabricação de uma cadeira de rodas não foi por acaso. Eles trabalharam durante anos na Keter Plastic, fabricante de plásticos israelense de grande renome. Antes de fundar a Wheelchairs of Hope, o casal montou uma empresa de plásticos na Suíça. Enquanto  se preparavam para voltar a Israel, eles resolveram desenvolver a cadeira de rodas de plástico. O dispositivo custa o equivalente a US$ 100,00.