Novo laboratório reforça a expansão da SAP no Estado

Por

Resultado de um investimento de R$ 60 milhões e 18 meses de trabalho, a SAP realizou ontem o grand opening das novas instalações do SAP Labs Latin America, localizado no Tecnosinos, em São Leopoldo. O prédio, que tem quase 10 mil metros quadrados e capacidade para 500 estações de trabalho, marca a expansão da atuação da empresa no Rio Grande do Sul, a partir do seu laboratório de desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas. A nova estrutura vai funcionar ao lado do primeiro prédio construído pela SAP. No total, os investimentos na operação em solo gaúcho chegam a R$ 101 milhões. 

“O nosso grande foco é ajudar os clientes a serem mais competitivos provendo suporte aos negócios dos clientes e fazendo a localização de produtos para a realidade do Brasil. É por isso que estamos aqui”, disse o presidente do SAP Labs Latin America, Stefan Wagner. A unidade conta hoje com pouco mais de 500 colaboradores, e a meta é chegar ao final de 2014 com 750 nos dois prédios. 

O presidente da SAP para a Southern Latin America (SoLA), Diego Dzodan, destacou as novas oportunidades de negócios que a sinergia do time da SAP com o do SAP Labs Latin American traz para a companhia. “Conseguimos juntar o melhor dos mundos, que é todo o conhecimento global e melhores práticas das nossas soluções com a capacidade de atender às especificidades do mercado brasileiro”, observa.

Um dos exemplos mais emblemáticos em que isso aconteceu foi no desenvolvimento da solução de nota fiscal eletrônica. Outro caso em que a dobradinha deve funcionar é na estratégia, que está sendo reforçada junto às pequenas e médias empresas.

A gigante alemã de software estima cerca de 400 mil clientes potenciais nesse segmento, sendo que apenas 50 mil já possuem algum tipo de solução de gestão implantada. A meta é atacar esse mercado com a vantagem competitiva de ter um laboratório local com essa capacidade de customização. A construção do segundo prédio segue o legado da primeira fase do prédio com a Certificação Gold do selo de sustentabilidade Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). Na estrutura foram aplicados conceitos como reutilização de água, consumo inteligente de energia, uso de materiais de construção sustentáveis e utilização de materiais de baixa degradação ambiental.

O prédio vai abrigar também outras duas iniciativas. Uma delas é o Innovation Center, o primeiro da América Latina. A estrutura envolve um showcase, onde serão apresentados desde protótipos e novos produtos até tecnologias de ponta, e o Executive Briefing Center, um espaço dedicado aos clientes SAP. Ali serão feitas apresentações, demonstrações de produtos e reuniões para fechamento de negócios. O espaço estará conectado com qualquer um dos 14 SAP Labs espalhados pelo mundo, permitindo que especialistas de qualquer área ou região possam participar das reuniões a qualquer momento.

O outro ambiente no SAP Labs Latin America é o Global SAP Co-Innovation Lab (Coil), que reúne um conjunto de equipes e instalações para facilitar projetos inovadores entre a SAP e seus parceiros em áreas estratégicas como SAP Hana, mobilidade, soluções analíticas, cloud e aplicações de negócio.

Empresa foca setor governamental

A SAP atua em 26 indústrias, mas já escolheu três nas quais deve aumentar a participação nos próximos anos: governo, varejo e financeiro. Destas, as principais ações de crescimento devem se concentrar na governamental, em que, admite o presidente da SAP para a região Southern Latin America (SoLA), Diego Dzodan, a participação ainda não é representativa. “Ainda não passa de um dígito, mas a nossa expectativa é passar para dois nos próximos três anos. As vendas nesse segmento são as que mais vão crescer na SAP”, projeta Dzodan. 

Para isso, a aposta é em um conjunto de soluções que inclui desde produtos para a gestão de processos administrativos até ferramentas de software voltadas para a otimização da arrecadação para combater a criminalidade. 

A relação da SAP com o governo envolve ainda a aproximação na concepção de projetos como TI Maior e o Ciência sem Fronteiras – são 50 vagas que a empresa está oferecendo para estagiários brasileiros em laboratórios ao redor do mundo.