Fabricantes comemoram negócios na Zero Grau

Por

O grande número de lojistas de diferentes estados e países nos corredores e o retorno positivo dos expositores da Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios, realizada em Gramado, servem como provas de que o setor calçadista ganha novo fôlego após enfrentar um semestre difícil em 2013. Na avaliação do diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, o evento encerrado ontem alcançou plenamente o objetivo de aproximar o mercado e a indústria, o que indica que “o início do próximo ano já está garantido para o setor calçadista”.
Em sua 3ª edição, a feira recebeu 280 expositores e cerca de 900 marcas com o objetivo de apontar as tendências de outono/inverno e expandir o volume de negócios. Conforme Pletsch, é difícil quantificar a movimentação financeira total, pois é normal que o evento sirva mais para prospecção de negócios, mas as vendas devem bater a meta e mesmo aqueles que sentiram que não acertaram em cheio nas coleções têm tempo para mudar e se recuperar.
O presidente da Bibi Calçados, Marlin Kohlrausch, concorda que as grandes vendas são feitas nos pontos fixos da empresa e não na mostra, mas admite a importância de iniciativas que antecipam o calendário do setor e servem como termômetro do mercado. “Janeiro já é tarde para a compra. Agora o produto chega na loja em fevereiro, dando um pontapé inicial nas vendas e possibilitando uma projeção mais específica para o ano em relação à coleção”, enfatiza Kohlrausch, fixando a expectativa de crescimento de vendas da marca em torno de 7%, dentro da média prevista para o setor.
Entusiasmados com o número de comercializações e com os possíveis contratos a serem assinados nos próximos dias, o proprietário da marca de sapatos femininos Miucha, Ricardo Schmitt Muller, e a gerente comercial da marca, Queli Faiffer, informaram que apenas durante os três dias de feira o volume de pares vendidos totalizam 12 dias de produção da fábrica - evolução ante o resultado da participação na edição anterior, quando esse valor chegou à produção de oito dias. “Essa quantidade é muito subjetiva, mas serve para demonstrar que teremos um ano estável. Em 2014, esperamos manter as exportações, cerca de 30% da nossa produção, e fortalecer ainda mais a marca para o verão”, projeta Queli.
No estande coletivo da prefeitura de Novo Hamburgo, onde os pequenos fabricantes podem expor seus produtos sem custo algum, Dinorá Neves, proprietária da marca Vanessa Alves, destaca que pôde iniciar parcerias com compradores de outros estados e pensa em ampliar seu raio de alcance para o exterior. “As fábricas menores também devem acompanhar as evoluções do setor”, pontua a empresária.
A quarta edição da Zero Grau ocorrerá de 17 a 19 de novembro de 2014, também no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado. Antes, a Merkator promove o Salão Internacional do Couro e do Calçado, no mesmo local, entre os dias 26 e 28 de maio.