Aéreas ampliam ofertas para a Copa do Mundo

Por

Atendendo a um compromisso firmado no fim de outubro com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), as quatro maiores companhias aéreas do País, Gol, TAM, Azul e Avianca, já informam em seu site que, a partir de janeiro, ocorrerão ajustes na malha aérea para a Copa do Mundo. De acordo com comunicado divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as companhias devem oficializar, com destaque em suas páginas de vendas de passagens na internet, que a oferta de voos disponível até o momento ainda será adequada e ampliada para atender à demanda do Mundial.
Segundo a associação, as empresas devem ainda incluir o aviso em outros idiomas, garantindo que haja o mesmo nível de transparência aos consumidores estrangeiros.
Os ajustes que estão sendo feitos na malha viária ainda podem incluir alterações de horários, reforços de frequências, criação de novos voos – inclusive diretos entre cidades-sede e, eventualmente, cancelamentos de voos menos procurados, o que será necessário para o remanejamento de aviões e tripulações. Com isso, passageiros que já tenham comprado passagens ou que ainda venham a comprar bilhetes, mesmo para outros destinos que não diretamente envolvidos com a Copa, podem ser afetados.
Nestes casos, a Abear diz que os consumidores serão informados individualmente e com antecedência, recebendo orientações quanto às alternativas disponíveis, seguindo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As malhas aéreas para atender aos deslocamentos da Copa do Mundo serão definidas após o sorteio final dos grupos do torneio, que ocorre dia 6 de dezembro. A partir dessa definição, será possível prever quais serão as rotas mais procuradas em razão da sequência dos jogos das seleções, focando especialmente nas que mobilizam mais torcedores. Os planos serão submetidos à aprovação das autoridade, e os bilhetes devem entrar em comercialização no início de 2014.

TAM anuncia início de novos voos da Capital para o Rio de Janeiro e Brasília

A TAM Linhas Aéreas anunciou novas frequências e rotas que passam a atender aos clientes da região Sul. Com os lançamentos, a TAM oferece agora 172 voos diários conectando sete cidades: Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Joinville, Navegantes/Itajaí, Florianópolis e Porto Alegre.
Pensando no público corporativo, a TAM iniciará em dezembro a sua quinta frequência diária e direta entre Porto Alegre e Rio de Janeiro/Galeão. O voo permitirá mais opções de horários para conexão em rotas internacionais com destino à Europa ou aos Estados Unidos. Outro destaque recente para a região Sul é o voo sem escalas e exclusivo da TAM entre Joinville e São Paulo/Guarulhos, já anunciado este ano. De segunda a sábado, a rota atende principalmente ao setor corporativo da região industrial de Joinville, o segundo maior polo metalúrgico do País, e permite opções para rápidas conexões domésticas e internacionais.
Outra novidade para o Rio Grande do Sul será o aumento do número de voos diretos entre Porto Alegre e Brasília. A partir de dezembro, a TAM elevará de dois para três o número de frequências diárias na rota. Além disso, também em dezembro Santa Catarina terá o incremento na rota entre Florianópolis e Rio de Janeiro/Galeão, que ganhará uma frequência adicional operada seis vezes por semana.