Praia de Belas amplia e chega a 235 operações

Por

O Grupo Iguatemi (Iesc) segue com sua meta de expansão na área de shopping centers em todo o País. Atualmente contando com 556 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL), se somados os diversos empreendimentos que administra, a empresa especializada em fullservice (todas etapas de construção e gestão) do setor anunciou ontem, em Porto Alegre, a inauguração do terceiro piso do Praia de Belas Shopping, prevista para o dia 19 de novembro.
Com a ampliação, o empreendimento passa a ter 47,7 mil m2 de ABL, o que o torna um dos maiores do grupo Iguatemi e do Brasil. Sem abrir números de investimentos, devido ao período de silêncio, o vice-presidente de operações da Iesc, Charles Krell, adianta que a nova ala do Praia de Belas contará com nove lojas-âncoras e semi-âncoras, além de 39 unidades-satélites, quiosques e temporárias. Ao todo, o centro de compras e lazer passa a contar com 235 operações.
As estrelas da nova área serão a Livraria Cultura, que irá oferecer 5,8 milhões de títulos de livros e 560 mil CDs, DVDs e revistas; a Fórmula Academia, uma das maiores do País, e a loja da marca esportiva Nike. Também entram neste rol as populares Marisa, Renner e Paquetá (as duas últimas já funcionam no empreendimento, mas mudam de piso para ganhar em espaço), e a cobiçada entre as mulheres Le Lis Blanc, que também ganha espaço físico do estabelecimento que já atuava no shopping. Na lista de novidades para o empreendimento, estão marcas como 7 Camicié, Balonè Acessórios, Beatnik, Budha Khe Rhi, Dudalina Double e Jonh John Denin entre muitas outras.
Para 2014 ainda está prevista a construção de um teatro com 600 lugares e vista para o Guaíba, no piso onde já funcionam, desde maio de 2012, as seis salas de exibição do GNC Cinemas. Ainda no próximo ano, também serão revitalizados equipamentos como banheiros, fraldários, ar-condicionados e skylights para iluminação do mall. Além do shopping, o complexo de uso misto que inclui três torres comerciais e uma residencial deve receber 150 mil pessoas por mês, segundo previsão do vice-presidente de operações.
Entre as medidas mitigatórias que o grupo precisou realizar em contrapartida às obras, constam ciclovias na avenida Ipiranga (no trecho compreendido entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Érico Veríssimo), adequação do sistema viário do entorno do empreendimento, melhorias de três praças da região, adoção e manutenção da Praça Itália (ao lado do prédio do centro de compras) e adoção e manutenção de canteiros centrais das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros.
Primeira empresa do setor a ser listada no mercado de capitais pela Bovespa, a Iguatemi tem investido na expansão de empreendimentos graças ao processo de funding que permitiu altos financiamentos para a empreitada. “Há oito anos, tínhamos sete shoppings, hoje são 18, contando os que estão previstos para inaugurar (quatro no Sudeste)”, sinaliza Krell, ressaltando que a maioria dos investidores é de origem estrangeira. No Rio Grande do Sul, o grupo recentemente implementou o Platinum Outlet, em Novo Hamburgo, que está em franca expansão na captação de atrativos. Com capacidade para 86 lojas, o empreendimento já funciona com 40 marcas, e tem previsão de ocupar e inaugurar 95% da ABL até janeiro de 2014.
Recentemente, a Iesc ainda anunciou a expansão do Shopping Iguatemi, o primeiro inaugurado em Porto Alegre, em 1983, que também recebe injeção de recursos para ampliar em número de lojas, dobrando de tamanho. “A Capital e Região Metropolitana contam com 4 milhões de consumidores potenciais de produtos e serviços de shopping centers”, pontua Krell, ao sinalizar que “provavelmente no futuro” a empresa volte a investir na construção de empreendimentos do gênero no Estado.