Fapergs premia destaques da pesquisa do Estado

Por

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) vai homenagear amanhã os destaques da pesquisa científica gaúcha em 2013. A cerimônia acontece às 20h no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre.
O Prêmio Pesquisador Gaúcho foi criado em 2011 para estimular o desenvolvimento das áreas de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Serão 15 agraciados em sete campos do conhecimento. “Essa premiação expressa a excelência da comunidade científica gaúcha”, destaca a diretora presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira.
Na edição deste ano, a principal novidade é inclusão da categoria especial Pesquisa Destaque, em comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água. Nesse caso, o prêmio foi para o melhor estudo nas áreas de tratamento da água, sustentabilidade ambiental, geração de energia ou fontes alternativas de energia, redução do consumo ou combate ao desperdício.
A definição dos premiados foi feita por uma Comissão Julgadora, formada por 14 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica estadual. A diretora presidente da instituição destaca as inúmeras parcerias que foram feitas, o que tem contribuído para a consolidação do Prêmio Pesquisador Gaúcho. Entre os apoiadores estão Badesul, Sebrae, Cientec, Braskem e Junior Achievement.
A Fapergs é vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e, segundo Nádya, vem recuperando o seu espaço nos últimos anos. Em 2013, foram lançados 55 editais, 60% a mais da quantidade registrada no final de 2010. “Ainda precisamos aumentar o volume de recursos investidos em ciência, mas estamos no caminho do crescimento”, acredita.

Homenageados do Prêmio Pesquisador Gaúcho

Pesquisador destaque

Artes e Letras:

Ana Cristina Ostermann

Ciências Agrárias:

Paulo Bayard Dias Gonçalves

Ciências da Saúde:

Ana Maria Baptista Menezes

Ciências Humanas e Sociais:

Patrícia Krieger Grossi

Categoria em comemoração ao Ano Internacional da Água

Destaque em cooperação pela Água:

Andrea Bandeira Sanches

Categorias com ênfase na inovação

Jovem Empreendedor:

Juliana Paiva Franco Netto da Costa e Laura Oliveira Maltz

Pesquisador na Empresa:

Paulo Roberto Walter Ferreira

Pesquisador na Indústria:

Marcelo Soares Lubaszewski

Piá Inovador:

Fabrício da Silva Stein

Técnico Pesquisador:

Max Willian da Silva Leidemer e Núbia Mack Duarte