Exposição itinerante dos 80 anos do JC chega à Pucrs

Por

Alusiva aos 80 anos do Jornal do Comércio, comemorados em 2013, a mostra itinerante que reconstitui a trajetória do periódico foi exposta, ontem, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Detalhando os momentos mais significativos do jornal, em circulação desde maio de 1933, os painéis estão expostos no saguão principal da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), por onde circulam 1.720 alunos de Comunicação, além dos 23 mil alunos e 1,5 mil professores da universidade. “É uma miniaula para os alunos, que têm a oportunidade de conhecer a trajetória de um jornal que está ligado à história da cidade”, destacou o diretor da Famecos, João Guilherme Barone.
Na mostra, é possível acompanhar a evolução da publicação, fundada por Jenor Cardoso Jarros e Zaida Jayme Jarros sob o título Consultor do Commercio. O coordenador do curso de Jornalismo, Fábian Chelkanoff, ressaltou a adaptação dos veículos de comunicação frente às novas tecnologias. “O impresso tem uma certa dificuldade de se adaptar, e percebemos, desde 2010, uma mudança muito significativa no Jornal do Comércio, que renovou seu projeto gráfico”, acrescentou.
A exposição, que já esteve na Assembleia Legislativa, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e no Festival Mundial de Publicidade de Gramado, permanece na Pucrs pelos próximos 10 dias, conforme mencionou o diretor comercial do Jornal do Comércio, Luiz Borges, e será levada a universidades e locais públicos.