Consumidores debatem prestação de serviço da CEEE-D na Capital

Por

As principais demandas na prestação de serviços da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) foram debatidas ontem em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. Os clientes tiveram a oportunidade de expor os principais entraves para a plena eficiência da distribuição de energia nas regiões atendidas pela empresa, bem como debater a representatividade do Conselho de Consumidores da CEEE-D. O presidente do Conselho, Leodomar Duarte, destacou a carência de investimentos e as ligações clandestinas como as maiores mazelas hoje observadas.
“Essas foram as reivindicações da comunidade, em um debate que considero muito positivo, por podermos falar frente a frente”, destaca. Duarte acrescenta a necessidade de novas audiências para que a representação do conselho de clientes seja efetiva, de acordo com a resolução 451 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê a realização desse tipo de encontro para medir a relação entre clientes e prestadora de serviços.
O diretor de distribuição da CEEE-D, Rubem Cima, considerou bem-vinda a demanda pela regularização das ligações clandestinas, que, segundo ele, sinaliza o intuito da população de estar com o fornecimento de eletricidade legal e em dia. Cima explica que nos últimos anos a companhia esteve descapitalizada, mas que já estão sendo executadas ações de regulamentação em 13 vilas na área de cobertura da CEEE-D. “Nas demais regiões ainda não temos condições de agir, pois estão em litígio, com problemas ambientais, ou mesmo a prefeitura ainda não apresentou plano de urbanização”, diz. “Há varias questões que nos impedem de trabalhar, mas 13 vilas estão sendo regularizadas, conforme nosso planejamento.”
O dirigente lembra que a companhia firmou acordo com a União para receber R$ 3,02 bilhões do governo federal, de quem a CEEE-D era credora, recursos que estão possibilitando a retomada dos investimentos. Até 2014, serão R$ 300 milhões voltados, basicamente, ao estabelecimento de subestações e linhas de transmissão.