Desemprego em Porto Alegre chega a 7,2% em abril

Por

A taxa de desemprego em Porto Alegre manteve, em abril, a tendência de alta que apresenta desde o início do ano. Segundo o desdobramento de informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana, só entre os residentes da Capital, o desemprego passou de 7% da População Economicamente Ativa (PEA) em março, para 7,2% em abril. Com isso, o contingente de desempregados foi estimado em 56 mil pessoas (3 mil a mais que no mês anterior).
“Porto Alegre mantém um nível de desemprego até melhor que o encontrado nos ditos países de primeiro mundo. Mas esse contingente de mais de 50 mil pessoas desempregadas nos dá o desafio da qualificação. Sabemos que, quanto menor o índice de desemprego, mais difícil é a empregabilidade. Por isso, temos 6,2 mil vagas em cursos de qualificação no Pronatec e mais 2 mil vagas em outros cursos”, afirmou o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos.
Já a coordenadora do estudo pelo Dieese, Ana Paula Sperotto, lembrou que, com relação ao mês anterior, o nível ocupacional cresceu em 7 mil pessoas e alcançou um contingente estimado em 717 mil trabalhadores. Tanto a indústria, como os serviços acrescentaram 4 mil trabalhadores, enquanto a construção civil aumentou o número de empregados em 2 mil indivíduos. “Só o comércio registrou uma redução de trabalhadores, de 6 mil pessoas”, disse ela ao ponderar que a leve alta no desemprego é sazonal, típica do mês de abril.
A pesquisadora detalhou que a entrada de gente no mercado foi maior que o aumento no nível ocupacional, o que resultou na alta de 0,2 ponto percentual no nível de desemprego. Com relação aos rendimentos, a pesquisa mostrou (ao questionar qual foi o rendimento do entrevistado no mês anterior) que em março o rendimento médio cresceu 2,7% para os ocupados (alcançando R$ 1.835,00) e 4,4% para os assalariados (R$ 1.850,00). O levantamento apontou, também, o crescimento de 5 mil postos assalariados no serviço público e a redução de mil na iniciativa privada.
Na comparação entre as demais capitais, Porto Alegre ficou atrás apenas de Belo Horizonte no ranking decrescente do desemprego. A capital mineira teve, em abril, 4,4% de desempregados, o terceiro lugar ficou com Fortaleza, com 9,1% da PEA buscando emprego.
A maior cidade do Brasil, São Paulo, ficou com 10,4% de desemprego em abril. A pesquisa que deu origem aos dados, feita com abrangência de toda a Região Metropolitana de Porto Alegre, havia mostrado estabilidade no nível de desemprego para o mês de abril. Segundo o levantamento amplo, a taxa de desemprego passou de 7,6% da PEA para 7,8% (o que se traduziu em um nível de 6,7% de desemprego aberto). Em toda a região, o estudo estimou que a massa de desempregados chegou a 162 mil pessoas em abril.