25º Fórum da Liberdade faz debate sobre cenários brasileiros em 2037

Por

O 25º Fórum da Liberdade reedita entre hoje e amanhã no Centro de Eventos da Pucrs, em Porto Alegre, os tradicionais debates políticos, econômicos e sociais. Neste ano, o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) propõe um novo desafio: “2037: que Brasil será o Seu?”. Para abordar o tópico e traçar os cenários possíveis para o País no período, a organização do evento traz à Capital um time de renomados debatedores, divididos em sete painéis temáticos.
Após a solenidade de abertura, marcada para as 18h30min desta  segunda-feira, o ex-presidente da Vale do Rio Doce Roger Agnelli, o diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, e o sócio-fundador do Conselho de Administração da CVC, Guilherme Paulus, dão início à programação. Na opinião do presidente do IEE, Ricardo Gomes, este será um dos pontos altos da edição 2012. “São mentes empreendedoras e, mas mais do que isso, pessoas com uma formação consistente e uma visão de futuro diferenciada”, comenta.
As discussões prosseguem na terça-feira, às 9h30min, com a palestra ‘Empreendedores que Fazem o Futuro’, que tem como atrações o presidente da Mormaii, Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, e o fundador da Junior Achievement na Argentina, Eduardo Marty. Às 10h45min, é a vez de o economista Paulo Rabello de Castro dividir o palco com o membro sênior do Instituto Cato Norte-americano, Tom Palmer, e o autor do livro Prisioneiros da Liberdade, Rodrigo Constantino.
As atividades são retomadas no início da tarde com mais três painéis. Entre os participantes estão o presidente do Conselho Superior de Direito Fecomércio-SP, Ives Gandra Martins, e o filósofo Stephen Hicks. Gomes destaca a participação do jornalista peruano, Álvaro Vargas Llosa, e do cientista político italiano Alberto Mingardi. “Os debatedores abordarão a euforia econômica – vivida hoje no Brasil – pelo viés de países que já passaram por isso e têm alguns ensinamentos para evitar reflexos negativos no futuro.”
Ricardo Gomes explica que a ideia é fugir dos problemas momentâneos e propor uma reflexão de longo prazo para a esfera pública, empresas e a comunidade. “Se as pessoas saírem do evento com questionamentos duradouros sobre o futuro do Brasil, acredito que o evento terá cumprido o seu papel”, afirma o presidente do IEE.
A organização do evento espera que mais de 5 mil pessoas participem dos painéis. Toda a programação terá transmissão ao vivo pela internet no site www.forumdaliberdade.com.br. O IEE convidou 25 artistas visuais, fotógrafos, ilustradores e escritores para pensarem o futuro do País. O resultado dos trabalhos de Xico Sá, Raul Krebs, Henrique Ogro Perrone, Marcelo Fubah, Fernando Dassan, Carina Levitan, Rafael Corrêa e Fernando Ribeiro, entre outros, será apresentado ao longo dos dois dias de fórum.