Varejo já vendeu 40% dos ovos e teme a falta de produtos

Por

Em plena manhã de segunda-feira, a aposentada Iara Araújo, 80 anos, já estava circulando pelo comércio da Capital em busca de ovos de chocolate e bombons diferenciados para presentear uma numerosa lista de pessoas. “Meus filhos, meus netos, as namoradas dos netos, minha faxineira e o filho dela, o porteiro do prédio, todos irão ganhar algo”, garante a aposentada. Mas ela afirma que o garimpo de presentes está dando trabalho: “No final da semana passada eu já comprei bastante chocolate, mas tem que pesquisar muito, porque ainda faltam umas coisinhas e estou achando os preços bastante caros”, reclama a aposentada.
Além de Iara, outras consumidoras preenchiam o espaço da loja Cacau Show do Praia de Belas Shopping na manhã de ontem em busca de lembrancinhas de chocolate, caixas de bombons e, principalmente, grandes ovos de Páscoa. A atendente Samantha Moura garante que os ovos “de comer de colher”, uma novidade deste ano, estão entre os produtos que têm tido grande procura na Cacau Show. “Este item está sendo bem aprovado tanto pelos adultos, quanto pelas crianças, que também mostram interesse pelas linhas de ovos Alvin e os Esquilos e Tutti Magia, dois lançamentos desta edição”, completa.
Quem deseja encontrar marcas de sua preferência tem que se adiantar, avisa o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Cesa Longo. Ele projeta que a expectativa de crescimento do setor na venda de produtos para a Páscoa – estimada em 6% – deve ser superada. Isso porque neste ano os consumidores se anteciparam nas compras, principalmente dos ovos de chocolate. O dirigente explica por que a partir de hoje fica mais difícil encontrar todos os produtos disponíveis: “O setor já vendeu 40% dos ovos de chocolate. Algumas marcas já estão em falta, porque a indústria não está repondo estoques.” Apesar disso, a vantagem de comprar nesta última semana ficará por conta das promoções, que serão ampliadas nos supermercados gaúchos, garante Longo.
O fato é que o início desta semana marca o período onde as vendas para a Páscoa devem se intensificar, tanto em supermercados, como em lojas de rua e nos shoppings. “No último sábado e domingo, já vendemos bastante”, garante o atendente do Café Del Plata do Praia de Belas Shopping, Jeferson Lima. “Metade dos ovos de chocolate, alfajores e doce de leite da marca Havana já foi comercializada”, avisa. “Os consumidores estão mais organizados neste ano, porque não estão deixando para comprar na última hora”, justifica a atendente da unidade da Kopenhagem do empreendimento, frisando que a loja fechou a meta do mês de março, graças à procura antecipada por itens de Páscoa. “Acredito que a partir de quinta-feira as vendas se intensifiquem, a ponto de batermos metade da meta de abril”, projeta.

Consumidor amplia opções de presentes

O final de semana passado registrou movimento aquecido não somente no comércio especializado em chocolates e supermercados, mas também em lojas de brinquedos, roupas e calçados infantis. A supervisora da rede de brinquedos Del Turista, Beatriz Mayer, diz que tanto as vendas de sábado, quanto as de domingo “surpreenderam”, em relação ao mesmo período do ano passado. “O movimento aumentou consideravelmente, no sábado em torno de 18% em relação à mesma data de 2011 e no domingo passou de 20% frente ao mesmo dia do ano passado.” A expectativa é de que a grande procura se mantenha até o Sábado de Aleluia, calcula Beatriz. Segundo ela, “brinquedo é complemento para o ninho de Páscoa”, o que explica a escolha de muitos pais por mimos de valores mais baixos. “Além disso, tem muita criança fazendo regime”, observa a supervisora, que projeta crescimento de 14% a 15% nas comercializações da Del Turista em todo o período de Páscoa.
Na Bibi Calçados, o tênis com a temática da data, o sapato com cheiro de chocolate e a tiara com orelhas de coelho têm tido boa saída, garante a vendedora Josie de Oliveira. “Já estamos repondo o estoque destas mercadorias, pois estamos comercializando muito bem estes produtos.” Josie acredita que a procura pelos calçados infantis se manterá nesta semana. “Em função de saúde, para não exagerar no consumo de chocolate, e por ser início de ano letivo, muitos pais têm optado por comprar presentes que serão melhor aproveitados pelas crianças”, opina.