Festa Nacional do Calçado projeta recorde de público

Por

A capital nacional do calçado, Novo Hamburgo, fez jus ao título no feriado de Independência. Milhares de pessoas lotaram os pavilhões da Fenac para aproveitar os descontos de até 70% ofertados na Festa Nacional do Calçado 2011, que segue até domingo. A expectativa é que o dia de ontem seja marcado por estabelecer um novo recorde de público no evento, superando as 17,9 mil pessoas em um único dia registradas no ano passado. “Até as 15 horas já tinham entrado nove mil pessoas na feira, devemos fechar o dia próximos aos 20 mil”, estima o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.
Se depender da circulação nos corredores da feira, o cálculo do dirigente deve se confirmar. De acordo com Desiam, o movimento dos últimos dias aponta para concretização da meta de comercializar 200 mil pares durante toda a feira. “Temos 250 expositores e mais de 350 marcas em exposição, os lojistas estão trazendo o que há de melhor para o evento”, afirma.
Além de preços baixos, os visitantes enfrentaram longas filas para ingressar nos estandes, principalmente nos espaços destinados a marcas consagradas e grifes. A dentista Kamila Vogel Prado aproveitou a pausa no meio da semana para conferir as promoções. Para ela, os preços praticados neste ano estão em desvantagem na comparação com a edição passada, fator que não afastou a dentista das compras. Acumulando sacolas, Kamila tinha perdido a conta de quantos pares estava levando para casa. “Ainda está valendo a pena, já comprei sete ou oito pares. Tem bastante variedade”, diz. A vendedora Nádia Pires aproveitou para comprar em família e concordou que, no geral, os valores desta edição estão mais altos. Para ela, o forte fluxo de pessoas foi um complicador para visitar todas as lojas.
Para o diretor-presidente da Fenac, a alta nos preços se deve principalmente pelo incremento no volume de lançamentos. De acordo com ele, nas outras edições dominavam os saldos do inverno, enquanto neste ano os comerciantes aproveitaram para colocar a coleção primavera-verão à disposição dos consumidores. “Os lojistas estão se especializando e trazendo peças novas, estamos vendo muito isso na feira”, argumenta Desiam.
Com custo maior, os consumidores foram às compras pechinchando, segundo o sócio da Calvett Calçados, Mauro Moraes. O lojista afirma que as vendas têm acompanhado as metas estabelecidas para a feira. Os descontos de até 50% oferecidos no estande devem resultar na venda total de cerca de mil pares até domingo, talvez até ultrapassando a marca. “A feira está cada vez melhor e atraindo mais pessoas”, observa. 
A estrutura da Festa Nacional do Calçado ajudou as mães e esposas a conferir os descontos com calma. A Fenac também levou aos pavilhões parque recreativo para as crianças, feira de artesanato e o chamado “maridódromo”, local com opções de lazer, jogos, e exposição de carros antigos.