American Airlines vai ligar Porto Alegre a Miami

Por

A empresa aérea American Airlines (AA) projeta para meados de setembro o anúncio oficial da operação direta entre Porto Alegre e Miami, nos Estados Unidos. A expectativa é que a rota, que funcionou por seis meses ao longo de 1998, seja retomada em dezembro, com dois ou três voos semanais operados com aeronaves Boeing. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, o pedido ainda tramita nos órgãos oficiais e, até que receba as outorgas, não pode ser confirmado. Só após a anuência das autoridades serão detalhados os dias e horários da operação, assim como o modelo da aeronave.
Embora a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tenha afirmado que “ainda não foi formalizado nenhum pedido de voo da AA com esse trajeto”, a divisão gaúcha da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS) confirma que a companhia tem estudado o mercado gaúcho com muita atenção. “Desde o lançamento do voo da Taca para o hub da empresa em Lima e do posterior início dos voos da Copa para o Panamá e da TAP para Lisboa a empresa está atenta ao grande fluxo de passageiros e cogita retomar a operação Porto Alegre - Miami, abandonada há alguns anos. Pode-se dizer que existe um namoro, quase um noivado”, afirma a presidente da Abav-RS, Rita Vasconcelos.
Segundo ela, a grande dificuldade que as empresas aéreas enfrentam não é com o mercado emissor gaúcho, que tem se mostrado pujante, mas o fluxo de passageiros do exterior até Porto Alegre, já que a cidade ainda não é um destino turístico consolidado e a crise econômica tem reduzido as viagens de norte-americanos e europeus.
Em fevereiro, o diretor comercial da American Airlines no País, Dílson Verçosa, explicou ao Jornal do Comércio que o acordo bilateral entre os EUA e o Brasil ampliou as frequências semanais de voos entre os países de 110 para 154 para cada lado, fator que, atrelado às mudanças econômicas, voltou a colocar Porto Alegre e Curitiba nos planos da empresa.
A American Airlines é a maior companhia aérea do mundo, atendendo a mais de 250 cidades em 40 países, com cerca de 4 mil voos diários. A frota soma mais de mil aeronaves. No Brasil, são operados seis destinos - São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador e Belo Horizonte -, atendidos a partir de três cidades norte-americanas (Miami, Dallas e Nova Iorque). 
Porto Alegre ganhou uma série de novos voos internacionais a partir de dezembro de 2009, quando a empresa aérea Taca inaugurou a rota entre a Capital e Lima. Neste ano, a portuguesa TAP e a panamenha Copa Airlines estrearam voos para Lisboa e a Cidade do Panamá, respectivamente. Do Salgado Filho partem, ainda, voos diretos para a Argentina, o Uruguai e o Chile, o que na opinião da presidente da Abav-RS coloca a cidade na condição de hub para o Mercosul.