Hyundai busca local para fábrica no Estado

Por

Uma missão da coreana Hyundai estará hoje em Caxias do Sul para familiarizar-se com o setor metalmecânico gaúcho, e também em Rio Grande, onde acompanhará as atividades do polo naval. Ontem, o grupo foi recebido para um almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini pelo governador Tarso Genro, secretários estaduais e dirigentes de autarquias.
A principal pauta dos coreanos é a definição do lugar e do dimensionamento da fábrica de elevadores da Hyundai que será instalada no Estado. O secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, classificou o encontro como “altamente positivo”. Ele relata que a decisão sobre a localização da unidade de elevadores deve acontecer ainda este ano.
Segundo o dirigente, a companhia não informou o tamanho do investimento que será realizado, mas busca uma área de cerca de 100 mil metros quadrados para instalar a planta. Além dessa iniciativa, o grupo avalia as possibilidades de investir em um terminal de regaseificação (gás natural liquefeito) e em um complexo logístico no município de Rio Grande.
Na reunião, o CEO da Hyundai Marinha Mercante, Suk-Hui Lee, afirmou ver o Rio Grande do Sul como crucial para o desenvolvimento do Brasil. Ele destacou que o Estado é estratégico para a empresa pela proximidade com países como o Uruguai, Argentina e o Paraguai. Já o governador falou sobre o desenvolvimento gaúcho e a relevância do grupo coreano para a economia global. “Queremos que vocês se sintam em casa no nosso Estado, que é acolhedor, trabalhador e importante na integração latino-americana”, disse Tarso.
Também presente ao almoço, o presidente da Fiergs, Heitor Müller, comentou que a instituição contribuirá no que for possível para a organização da infraestrutura de instalação da empresa no Estado, além de trabalhar pela possibilidade de parceria junto às escolas técnicas para formação de mão de obra especializada.
Os próximos passos dessa aproximação se darão pelo fornecimento de informações de natureza técnica do Estado. Subsídios como o perfil da atuação da indústria oceânica, a relação entre o Rio Grande do Sul e a Petrobras, bem como espaços e regiões de interesse para instalação de empreendimentos serão apresentados aos executivos da empresa coreana.
O presidente da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, salientou aos representantes da companhia que as operações navais estão alinhadas com a estratégia de incrementar a participação gaúcha na indústria oceânica e de petróleo e gás. Ele detalhou a nova estratégia de expansão da indústria oceânica, aproveitando a capacidade hídrica da Lagoa dos Patos, o que poderia facilitar a distribuição dos empreendimentos navais por outras regiões do Estado, e não apenas no entorno de Rio Grande.
Os coreanos ainda puderam conhecer o sistema de incentivos disponível no Estado para receber novos empreendimentos e a estrutura financeira oferecida por Badesul e BRDE para suportar investimentos. “O Rio Grande do Sul tem a característica especial de possuir duas instituições dedicadas ao fomento empresarial”, explica Knijnik.
Sobre incentivos, o secretário acrescenta que o projeto de expansão da empresa Stara, fabricante de implementos e máquinas agrícolas, também poderá ser analisado para receber benefícios do Fundopem. A partir deste ano, o grupo passa a trabalhar com um novo segmento: a fabricação de tratores. Com sede em Não-Me-Toque, a Stara atua em todo o País, está presente nos cinco continentes, e atualmente exporta para 35 países. A previsão é de que até 2015 a planta possa produzir dois mil tratores.