Dia Estadual do Vinho é celebrado em Porto Alegre

Por

As baixas temperaturas registradas em Porto Alegre no fim de semana deram um clima especial aos festejos do Dia Estadual do Vinho, sempre comemorado no primeiro domingo de junho. Com encerramento no fim da tarde de ontem, a Feira do Dia do Vinho, no Cais do Porto, aproveitou o interesse crescente pela bebida normalmente acompanhado pelo frio para incrementar vendas e atrair visitantes. Até a tarde de ontem, a organização do evento calcula que mais de 18 mil garrafas haviam sido comercializadas pelos 30 expositores, entre vinhos e sucos de uva, que   tiveram descontos de até 25%.
Assídua na feira - que está em sua oitava edição - a advogada Luciana Santa Helena marcou presença no Cais do Porto e levou para casa 18 garrafas de vinho. “Vim pelo passeio e porque têm bons preços e marcas diferentes”, afirma. Ela destaca que o contato com diferentes vinícolas estimula a compra de novos vinhos gaúchos. “Os vinhos daqui são os que eu mais consumo”, aponta a advogada.
Além de uma oportunidade para os visitantes, a feira se caracteriza por abrir espaço para que novas companhias exponham seus produtos e pleiteiem o gosto dos consumidores. É o caso da vinícola Giaretta, de Guaporé, há um ano no mercado. Desde o início da feira, no dia 1, o sócio da empresa, Eder Giaretta, calcula que mais de mil pessoas tenham degustado os produtos em exposição, resultando na venda de cerca de 300 garrafas.
Lembrando que Guaporé é um município relativamente novo no segmento, Giaretta ressalta a importância de participar de eventos para se aproximar dos consumidores. “Vemos que o público tem interesse por novos produtos e vinícolas, então aproveitamos para fazer esse primeiro contato”, relata. A vinícola está localizada dentro de um espaço de entretenimento no município serrano, gerando novas possibilidades de negócio para o empresário, que no evento também conseguiu fechar grupos para visitação no local.
O organizador da feira Ivo Czamanski revela que durante todo o final de semana o movimento foi intenso no Cais do Porto. Na manhã de ontem, a tradicional encenação da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul reuniu público e integrantes da colônia italiana de Bento Gonçalves, além de autoridades que conferiram a representação.
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, esteve presente para abençoar o pão e o vinho no local, além do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. “São dois ônibus que vêm do interior de Bento Gonçalves com imigrantes em trajes típicos, e eles fazem uma festa maravilhosa”, conta. Neste ano, a chegada dos colonos foi a cavalo. Czamanski reforça o caráter de aproximação entre produtores e público possibilitado pela feira. “É importante para as vinícolas esse contato, sem intermédios, ainda mais com essa motivação do Dia Estadual do vinho”, frisa.