Caxias do Sul aposta no planejamento para o Mundial

Por

Desde fevereiro de 2009 a comunidade de Caxias do Sul está mobilizada para tornar a cidade campo base de uma seleção de futebol na Copa do Mundo de 2014. A prefeitura, juntamente com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), está à frente do movimento que envolve mais de 40 entidades, integrantes do denominado Grupo de Trabalho Copa 2014. O grupo é responsável por elaborar e executar o planejamento estratégico, tático e operacional voltado à ratificação oficial e preparação de Caxias do Sul.
Após o primeiro ano de trabalho foi elaborado o Caderno de Intenções, documento de 100 páginas que apresenta a cidade e o que já tem a oferecer em infraestrutura. O caderno traz informações referentes às características socioeconômicas, turismo e eventos, cultura, esporte e lazer, saneamento básico, limpeza, imprensa, aeroporto, transportes e mobilidade, segurança pública e serviços médicos, além das estruturas dos clubes SER Caxias e Juventude e do Instituto de Medicina do Esporte da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Outra iniciativa foi enviar à África do Sul, por ocasião da Copa de 2010, uma missão técnica integrada por representantes de sete entidades com o propósito de conhecer os caminhos para tornar a cidade campo base. O secretário municipal do Esporte e Lazer, Felipe Gremelmaier, observou que a viagem permitiu conhecer as dificuldades a serem superadas para que a cidade alcance seu objetivo. Ele lembrou que dos investimentos consolidados apenas 15% são nos estádios. O restante é na infraestrutura.
Na avaliação do prefeito José Ivo Sartori, a cidade está bem preparada na infraestrutura esportiva, de mobilidade e de hospedagem, além de preparar pessoal para ser voluntário. Mas sustenta que é importante a região toda se beneficiar deste processo. "Nosso objetivo é trabalhar conjuntamente, não rivalizar com as demais cidades que também buscam esta condição. Precisamos é encontrar, por meio do entendimento, o melhor para todos."
Caxias do Sul também realizou o fórum “Caxias Campo Base Copa 2014: Oportunidades Locais e Regionais com o Mundial de Futebol, com o objetivo de propagar sua candidatura. O evento conscientizou empresários, estudantes, imprensa e comunidade sobre a importância de preparar a cidade para a Copa, sob o ponto de vista cultural, econômico e de infraestrutura.
O presidente da CIC, Milton Corlatti, apelou à classe empresarial para que desde já comece a capacitar seus colaboradores a fim de bem receber, servir e informar os visitantes que virão ao Estado de todas as partes do mundo. "A Copa e as Olimpíadas vão passar, mas o legado para a cidade e, especialmente, para o indivíduo vai permanecer."
O prefeito Sartori destaca que muitas obras em andamento poderão ser aproveitadas no mundial de futebol. Dentre elas, as melhorias do trânsito, transporte e mobilidade urbana, ampliação do aeroporto regional, projeto de longo prazo para abastecimento de água, construção de estações de tratamento de esgoto e asfalto.

Estádio da SER Caxias é indicado para treinos

O Estádio Francisco Stedile, popularmente chamado de Centenário, pré-selecionado pela FIFA para servir de campo de treinamento em Caxias do Sul, foi construído em 1976, no curto espaço de tempo de seis meses, para que a SER Caxias pudesse disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Atualmente o estádio está apto a receber 27,5 mil espectadores, que têm à disposição arquibancadas, cadeiras, camarotes, mezaninos e cabines de imprensa.
O clube acabou de concluir, no complexo do estádio, novo centro de treinamentos e refeitório com 120 lugares, onde investiu R$ 300 mil. Com três campos (dois de jogo e um específico para o treinamento dos goleiros), o CT, denominado de Baixada Rubra, amplia a infraestrutura para as equipes profissional e da base.
O próximo passo da atual diretoria presidida pelo empresário Osvaldo Voges, no comando do clube desde 2007, é a cobertura do estádio e construção de novos camarotes. O projeto faz parte de uma ampla alteração viária na frente do estádio. O clube cederá uma parte de sua área à prefeitura para ampliar uma das ruas que circundam o estádio. 
O ex-atacante da SER Caxias e atualmente empresário Washington Cerqueira, que disputou a Copa do Mundo de 2002 no Japão, se aposentou no Fluminense e agora é embaixador de Caxias na busca da indicação, pontuou os estádios e a infraestrutura da cidade como adequados ao Mundial. Citou, especialmente, o Instituto de Medicina do Esporte e Ciências Aplicadas da Universidade de Caxias do Sul como ponto importante para os atletas. Na área total de 20 mil m2 há a Clínica de Fisioterapia e o Laboratório do Movimento Humano, onde é possível reabilitar atletas de alto rendimento.

O Jornal do Comércio publica, até o dia 27 de maio, uma série de matérias com as 12 cidades gaúchas pré-selecionadas pela Fifa para receber delegações estrangeiras durante a fase preparatória para a Copa do Mundo de 2014. Em todo o País, foram indicadas 145 cidades, mas o número deve ser reduzido para 90 até dezembro. Veja nesta quarta-feira (18) a reportagem sobre Santo Antônio da Patrulha.

Leia também:

Canela confia na boa estrutura para ser escolhida pela Fifa

Novo Hamburgo qualifica hotéis para receber o Mundial

Pelotas é a representante da Metade Sul na Copa

Infraestrutura turística é vantagem de Gramado