Novo Hamburgo qualifica hotéis para receber o Mundial

Por

Pré-selecionada pela Fifa para acolher uma delegação estrangeira durante a fase preparatória para a Copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil, Novo Hamburgo vive a expectativa de ser confirmada como uma das cidades escolhidas. E para esse desejo se materializar, o prefeito do município, Tarcísio Zimmermann, pretende estimular o segmento hoteleiro na região.
O dirigente admite que a cidade precisa de um complexo adequado às exigências de uma seleção de futebol. "Os estabelecimentos atuais são bons, mas necessitamos de algo mais reservado", aponta o prefeito. Segundo ele, a meta é atrair empreendedores para investir em novos complexos.
Zimmermann destaca que participar da movimentação cultural e econômica gerada pela Copa é uma aspiração da comunidade. Algumas ações já estão sendo realizadas para preparar a cidade para essa demanda. O município realiza hoje várias obras de saneamento básico e o sistema de iluminação pública será modernizado. Além disso, alguns projetos de revitalização urbana estão sendo negociados com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com Zimmermann, ainda não foram assinados compromissos com a Fifa, isso deverá ocorrer em etapas futuras. Até o momento, o município apenas manifestou o desejo de receber uma delegação da Copa. "A fase mais decisiva vai começar", antecipa o dirigente. Ele lembra que houve a pré-qualificação das cidades e, a partir de agora, será exigida a comprovação da capacidade dos municípios. "Já estarmos dentro desse conjunto é muito importante", ressalta.
A prefeitura também focará o aprimoramento da rede de restaurantes e de serviços públicos, com ensinamento de idiomas estrangeiros para garçons, taxistas, entre outros profissionais. Apesar dessa iniciativa, Zimmermann salienta que Novo Hamburgo, devido à concentração de empresas exportadoras, possui muitos habitantes que dominam o inglês.
Até o próximo mês, o município deverá concluir ações de sinalização turística, com informações em português. Antes da Copa, esses dados deverão ser disponibilizados também em espanhol e inglês. Outra meta será aumentar o número de agentes especializados na área de turismo. Zimmermann relata que, até agora, não foram divulgados grandes investimentos motivados pela Copa. "Creio que esses projetos começarão a ser definidos em breve, não pode demorar muito", prevê o prefeito. Ele ressalta que se a cidade for escolhida como uma sede de delegação encontrará maiores facilidades para obter financiamentos públicos e investimentos privados.
Como atrações regionais para os turistas, o prefeito indica os museus, o bairro com características da imigração alemã (Hamburgo Velho - que será restaurado) e a área rural, que tem infraestrutura para a prática do turismo ecológico. Zimmermann afirma que qualquer seleção que vier a Novo Hamburgo será bem-vinda, entretanto, pelo histórico da colonização germânica, seria interessante acolher a seleção da Alemanha.

Estádio do Vale poderá receber até 12 mil pessoas

Em um cenário em que a mobilidade urbana é muito valorizada nos grandes centros, o fato do município de Novo Hamburgo ficar localizado há poucos quilômetros da Capital gaúcha (onde acontecerão os jogos da Copa no Estado) é um diferencial. Outro ponto positivo é a perspectiva de que a expansão do Trensurb seja concluída antes do torneio de futebol.
Segundo relatório de medição emitido pela Coordenação de Planejamento da Trensurb, as obras de ampliação da Linha 1 do metrô até Novo Hamburgo completaram neste mês de maio 77,29% de sua execução. O empreendimento é dividido em duas etapas e a previsão de operação comercial na primeira fase é para o mês de agosto. No total, o projeto prevê mais 9,3 quilômetros, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo.
Outra estrutura que pode ser aproveitada durante o torneio de futebol de 2014 como centro de treinamento é o estádio do Vale. O gerente de futebol do Esporte Clube Novo Hamburgo, Sandro Blum, informa que o complexo, que recebe jogos do time desde 2008, ainda está em construção. Atualmente, o estádio registra uma capacidade para 6 mil torcedores e, quando finalizado, terá 12 mil lugares. O dirigente detalha que o complexo possui campo de treinamento, academia, departamento de fisioterapia, 26 cabines de imprensa, além de outros serviços. "Se uma delegação da Copa vier para cá, trará uma ótima visibilidade para o clube e para a cidade", prevê Blum.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NH) de Novo Hamburgo, Remi Carasai, concorda que o município só tem a ganhar com a recepção de uma seleção. Ele recorda que hoje a cidade concentra mais de 10 mil lojistas que podem ser beneficiados com o evento. Carasai adianta que a CDL-NH fará uma ação para conscientizar os comerciantes a praticarem um "preço competitivo" e quanto à relevância de os estabelecimentos serem decorados e os estoques preparados. "Vamos trabalhar também com a questão do calçado, já que Novo Hamburgo é a capital nacional desse produto", acrescenta o dirigente.

O Jornal do Comércio publica, até o dia 27 de maio, uma série de matérias com as 12 cidades gaúchas pré-selecionadas pela Fifa para receber delegações estrangeiras durante a fase preparatória para a Copa do Mundo de 2014. Em todo o País, foram indicadas 145 cidades, mas o número deve ser reduzido para 90 até dezembro. Veja na próxima segunda-feira (16) a reportagem sobre o município de Canela.

Leia também:

Pelotas é a representante da Metade Sul na Copa