SPH retira mais dois navios inativos do porto da Capital

Por

Foi realizada na quinta-feira a retirada de mais dois navios inoperantes que estavam atracados junto ao Cais Mauá, no porto da Capital gaúcha, há mais de 20 anos. Os petroleiros da empresa Petrosul, Laranjal e Porteiras, foram rebocados para uma das docas do Cais Marcílio Dias, onde ficarão atracados junto à área ocupada pela Polícia Ambiental, da Brigada Militar. O espaço foi definido em comum acordo entre a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e a companhia. O navio Pernambuco, também da Petrosul, já havia sido retirado durante uma operação que aconteceu no início do mês.
O diretor-superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos, explica que a retirada dos navios se deve ao projeto de implantação de um terminal turístico de passageiros. "Vamos continuar com esse trabalho de retirada de embarcações, em busca da desocupação completa, para viabilizar a implementação desse empreendimento turístico", afirma o dirigente.
Para liberar a área para a construção do complexo, ainda é necessário que a embarcação paraguaia Filippos seja removida. Em 2009, o governo paraguaio leiloou o Filippos, que foi arrematado pela empresa Comércio e Manutenção de Equipamentos Industriais Hoffmaq por US$ 62 mil, quase o dobro do lance inicial de US$ 33,4 mil. O navio passa atualmente por um processo de recuperação para operar novamente. Outras duas embarcações do Paraguai também deverão ser deslocadas: o General Bernardino Caballero e o Mariscal José Félix Estigarribia.
A operação de quinta-feira, que contou com a participação dos rebocadores Taura e F. Andreis IX, teve uma longa duração. Os funcionários que atuaram na retirada e atracação dos navios disseram que o trabalho começou por volta das 6h30min e só se encerrou por volta das 13h30min. Cerca de dez pessoas, entre trabalhadores da empresa proprietária do navio e tripulação de rebocadores, participaram da ação.