Código florestal mobiliza a Fetag em março

Por

A pressão para aprovação do projeto de Código Florestal no País será foco da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) empossada ontem em Porto Alegre. O presidente da entidade, Elton Weber, que foi reconduzido ao cargo por mais quatro anos, estipulou como meta a busca de apoios ao abaixo-assinado lançado pela entidade e que já percorre os 352 sindicatos ligados à federação.
A Fetag quer reunir cem mil adesões. "Temos uma base de 1,3 milhão de pessoas ligadas aos sindicatos. Se conseguirmos pelo menos um de cada família, já avançaremos muito", projetou Weber, que teve evento concorrido e plateia lotada.
Deputados, representantes do governo estadual e de entidades do setor prestigiaram o evento no final da manhã na sede da federação, na Capital. Além da necessidade de votação do novo Código Florestal, que poderá ocorrer neste mês, Weber defendeu a manutenção de conquistas de políticas públicas para a agricultura familiar e maior acesso a novas tecnologias. O dirigente citou que haverá mobilização para levar a Brasília caravanas de agricultores. Tramita no Congresso proposta que tem como relator o deputado federal Aldo Rebelo. A preocupação é que em junho vencem as licenças para áreas que estavam fora das condições da legislação.
"O problema é depois deste prazo. Os produtores ficarão fora da lei", alertou o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Carlos Sperotto, presente à posse. Sperotto considerou positiva a iniciativa do abaixo-assinado. Sperotto apontou divergência apenas no tamanho da propriedade familiar, em vez de quatro módulos fiscais propostos pela Fetag, ele defende seis.
O dirigente citou que haverá mobilização em Brasília. Weber reforçou o papel da entidade para representação, reivindicação e apresentação de soluções propositivas para o setor. "Apesar da parceria com governos, necessária, a federação não vai abrir mão da pressão e da mobilização, se necessário."
Além dos representantes de sindicatos e regionais da Fetag, a cerimônia teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, e do secretário-adjunto de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze. Os dirigentes da Fetag lamentaram a ausência do titular da pasta, Luiz Fernando Mainardi, que estava em audiência com o governador Tarso Genro, para tratar da cadeia vitivinícola do Estado.