Uma vida dedicada à bovinocultura

Por

As contribuições do pecuarista João Vieira de Macedo Neto para o agronegócio gaúcho e brasileiro estão nas pesquisas genéticas de reprodutores e na tomada de dianteira na organização e inclusão de novas raças de animais nos criadouros. Macedinho, como é conhecido, é proprietário da tradicional Cabanha Azul, localizada em Quaraí, referência na área de zootecnia com importantes contribuições na seleção e melhoramento do rebanho bovino gaúcho e brasileiro.
A primeira grande busca de Macedinho por tecnologia ocorreu em 1970, quando viajou aos Estados Unidos - época em que iniciou a aquisição de genética diferenciada. Com este trabalho, o pecuarista se tornou um dos indutores do biótipo New Type no Brasil. Com a experiência e a visibilidade deste trabalho, o criador participou do desenvolvimento do primeiro programa de melhoramento genético do Brasil, o Promebo.
Seu trabalho ganhou notoriedade também pela participação em associações de raças. Foi presidente da Associação Nacional de Criadores - Herd Book Collares, em Pelotas, onde iniciou o processo de modernização e informatização do Arquivo Genealógico das raças ali controladas, e da Associação de Criadores de Angus, Devon e Hereford, onde teve contribuição para a consolidação de raças especializadas em produção de carne de qualidade para o mercado nacional e internacional.
Um marco de sua gestão na entidade foi a inicialização do registro da raça Bradford no Brasil. "Percebi que esta era uma raça forte, cruza de dois touros, e bem adaptada ao Rio Grande do Sul, então defendi e trabalhei pelo início do registro", explica, lembrando que, de certa forma, a raça já era criada no Estado, mas não de maneira formalizada.
A iniciativa veio dentro de sua posição de estimular a melhoria genética dos rebanhos nacionais, adaptados e selecionados. Até poucas décadas atrás, apenas Nelore era criado em solo gaúcho, e boa parte era gado importado.
Outra importante contribuição de Macedinho foi o desenvolvimento de uma metodologia para avaliar os reprodutores, ao final dos anos 1970. Contatado por um estudante de zootecnia, o cabanheiro forneceu dados e ajudou a montar uma matriz precisa para avaliação, que leva em conta informações como peso, aprumo e conformação. Até hoje, o método é parâmetro para os criadores. Em trabalho junto com o Ministério da Agricultura, obteve verbas e fez nascer o projeto.

Agrônomo por profissão, cabanheiro por paixão

Nascido em Belo Horizonte (MG) em 19 de setembro de 1934, Macedinho veio para o Rio Grande do Sul cedo, onde estudou o Ensino Médio e mais tarde se formou em Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Logo após obter o diploma, fixou residência na Cabanha Azul, na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, onde passou a atender aos plantéis de reprodutores da família.
A participação em exposições de animais promovidas pelo governo do Rio Grande do Sul começou em 1961, então realizadas no Parque Menino Deus e posteriormente em Esteio. Sua participação era intensa, com vasta apresentação de bovinos das raças Angus, Devon e Hereford.
A partir de então, Macedo Neto empilhou 110 grandes campeonatos, sendo que em 2007, na comemoração dos 100 anos da Cabanha Azul, pela terceira vez conquistou títulos nas três raças a que se dedica na Expointer. Ao receber as premiações, sempre faz questão de dedicá-los à sua equipe, que considera fiel e comprometida, alinhado ao seu estilo conciliador e humano de trabalhar.
Conhecido pelo seu trabalho mas avesso a honrarias, é inevitável que seu nome recebesse grandes reconhecimentos. Um dos principais foi o recebimento da Medalha Assis Brasil concedida pelo governo do Estado aos principais nomes do agronegócio gaúcho. Atualmente está afastado das atividades, e a Cabanha Azul está sob a administração de suas filhas.

Prêmio Futuro da Terra 2010

CADEIAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Marta Gomes da Rocha, professora da Ufsm na área de Zootecnia

José Fernando Piva Lobato, professor Associado da Ufrgs na área de forrageiras e zootecnia
José Ricardo Pfeifer Silveira, pesquisador da Fepagro com ênfase em fitopatologia

TECNOLOGIA RURAL
João Vieira de Macedo Neto, engenheiro agrônomo presidente da Associação Nacional de Criadores (ANC)
NOVAS ALTERNATIVAS AGRÍCOLAS

Luiz Fernando Gerhard, engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater-RS

Carlos Eugênio Daudt, professor da Ufsm e pesquisador na área de enologia
Osmar Nickel, pesquisador da Embrapa na área de caracterização biológica e molecular

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Luiza Chomenko - Bióloga da FZB com atuação na área de gestão ambiental

Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Professor da Ufsm e pesquisador de ecologia campestre

PRÊMIO ESPECIAL
• João Carlos Gonzáles, Professor aposentado da Faculdade de Veterinária da Ufrgs na área de parasitologia
A cerimônia de entrega dos troféus acontece no dia 31 de agosto de 2010, no
Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio. Para mais informações, clique aqui.