Visão artificial é aliada na padronização fabril
Uma das pioneiras na oferta de sistemas de processamento de imagem nas indústrias brasileiras, a gaúcha Ponfac S.A. Sistemas de Visão está lançando dois novos produtos neste ano. O primeiro deles, que está instalado desde o final de julho no Porto de Santa Catarina, é o um sistema de automação que faz o cruzamento de informações entre caminhões e contêineres.
Câmeras inteligentes são instaladas na entrada do porto e fazem a consulta da placa no momento em que o caminhão se aproxima. Automaticamente, o sistema consulta o banco de dados para se certificar de que a entrada do veículo está autorizada. Na saída, esse procedimento é repetido, porém, o sistema da Ponfac também reconhece o número do contêiner que está sendo transportado. Os dados são cruzados e, dessa forma, evita-se o desvio de mercadorias.
Para o segmento comercial, será colocada no mercado ainda esse ano uma solução voltada para o controle de franquias em lojas. Nesse caso, as câmeras serão colocadas em pontos estratégicos das lojas e, dessa forma, farão o acompanhamento de todo fluxo de pessoas, gerando relatórios precisos sobre a movimentação.
Esse monitoramento permite aos gestores da loja saberem as áreas da loja mais frequentadas e os dias de maior ou menor fluxo no estabelecimento.
A Ponfac foi constituída em 1997 e, desde lá, tem atuado no desenvolvimento de soluções de processamento de imagem, ou visão artificial, em tempo real. O foco no início era o mercado industrial, o que foi sendo expandido para outros setores nos últimos anos. O know-how adquirido faz com que a empresa seja hoje uma referência nessa área, realizando, inclusive, palestras em outros países para apresentar essa tecnologia.
De acordo com o fundador e presidente da empresa, Moisés Pontremoli, existem outras empresas no Brasil que comercializam esse tipo de serviço, porém, utilizam tecnologia importada. "A Ponfac desenvolve o software e, dessa forma, se aproxima dos clientes, que passam a se relacionar diretamente conosco e não com integradores. Isso garante uma maior flexibilidade", diz.
Na área industrial, o software desenvolvido pela empresa faz o controle de processo para avaliar a qualidade dos produtos, identificando defeitos, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos clientes, e posteriormente eliminando do processo industrial.
Para um dos seus clientes, a companhia francesa Valeo, a Ponfac criou um sistema que analisa diversos itens durante a fabricação de chaves para a indústria automotiva.
A inspeção envolve a análise da dimensão da chave, a simetria, o formato da cabeça (que aponta a qual marca de carro pertence) e o logotipo da montadora. Isso é necessário na medida em que a Valeo fabrica chaves para diferentes empresas. Também serão testadas as chaves sequenciais, já que ao comprar um carro o consumidor recebe uma cópia da original.
O principal eixo de crescimento no mercado de soluções como as de processamento de imagens é a necessidade cada vez maior de padronização das indústrias. A inspeção manual do processo fabril está muito sujeita a erros, o que não acontece através da automatização.
A Ponfac surgiu como uma pré-incubada do Centro de Empreendimentos (CEI), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2000, foi adquirida pela RS Tech, um grupo de investidores gaúchos administrados pela Companhia de Participações (CRP). Nessa época se instalou no Tecnosinos, em São Leopoldo.
A necessidade de um espaço maior do que o que estava ocupando levou a empresa a voltar para Porto Alegre, em uma sede própria. Hoje, além da sede na Capital gaúcha, atua fortemente em mercados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, entre outros. Atualmente, a empresa atua em cerca de 100 clientes, principalmente da área industrial.