Programas federais prometem aquecer negócios na Construsul

Por

Diante do bom momento da construção civil no País, a 13ª Feira Internacional da Construção (Construsul), que ocorre entre quarta-feira e sábado no Centro de Eventos da Fiergs, terá neste ano o seu melhor momento em negócios e visitação. A estimativa é receber aproximadamente 68 mil pessoas durante os quatro dias de evento, três mil a mais que o ano passado. O número de expositores também aumentou dos 503 de 2009 para 526 neste ano.

Alguns dos motivos que estimulam a perspectiva de bons negócios são a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para diversos materiais de construção no País, desde o final de 2008 e que tem sido prolongada, e o programa Minha Casa, Minha Vida 2, que deve gerar 2 milhões de moradias populares até 2014.

Devido aos incentivos governamentais, ao programa federal e à maior disponibilidade de crédito, o segmento é apontado como um dos mais promissores da economia brasileira. Pelo quinto mês consecutivo, a indústria registrou aumento de atividade, de acordo com sondagem da Confederação Nacional da Indústria. O nível de atividade atingiu 53,8 pontos em junho, número considerado positivo.

O bom momento estimulará um movimento previsto de R$ 250 milhões antes e depois do evento. "O setor está em alta, com muitos lançamentos e novas construções, e isso contribui para as boas perspectivas da Construsul", explica Luiz Inácio Sebenello, diretor da Sul Eventos, responsável pela organização da feira. O evento reúne os principais fabricantes do País e alguns internacionais.

Projeto pode proibir venda e aluguel de vagas de garagem

Os proprietários de imóveis podem ser proibidos de vender ou alugar suas vagas da garagem para pessoas que não moram no condomínio. O projeto de lei 219/03, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), prevê o uso pelo proprietário dos espaços do imóvel classificados como independentes, ou seja, que podem ser utilizados pelo morador da forma como ele bem entender. A votação será realizada amanhã, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O texto, no entanto, deixa uma brecha para a venda ou aluguel de vagas de garagem a não condôminos. Essa possibilidade é aberta se houver autorização expressa nesse sentido na convenção de condomínio, conforme foi divulgado pela Agência Senado. De acordo com o PL, a venda ou aluguel de vagas de garagem de um condomínio para estranhos é motivo de vulnerabilidade para todo o grupo. "Ao analisar o mérito, torna-se fácil intuir que a venda ou aluguel de uma unidade de garagem a pessoa estranha ao condomínio é motivo de vulnerabilidade para todo o grupo", disse o relator senador Pedro Simon.