{{channel}}
Castro anuncia construção do estádio do Cruzeiro
O Esporte Clube Cruzeiro tem metas ousadas para os próximos anos. De mudança da Capital para Cachoeirinha, a associação construirá um estádio com capacidade para receber cerca de 15 mil pessoas, que pretende servir de estrutura de apoio para o treinamento de seleções que disputarem jogos pela Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre.
O presidente do Cruzeiro, Dirceu de Castro, relata que as obras do complexo serão iniciadas em outubro e a previsão é de que sejam finalizadas no último trimestre de 2011. Além disso, será implementado um centro de treinamento, que contará com seis campos de futebol. O novo estádio abrangerá uma área de 2,9 hectares, já o centro de treinamento terá cerca de sete hectares. Em Porto Alegre, o Cruzeiro possui um terreno de 4,2 hectares. A nova estrutura ainda deverá servir para a realização de shows. Não está descartado que, futuramente, no entorno sejam, abertos espaços comerciais.
No começo do próximo ano, quando o time disputará a primeira divisão do campeonato gaúcho, os jogos serão sediados no estádio atual, o Estrelão. Partidas mais importantes poderão ser realizadas em outros campos como o do São José. Castro informa que o Estrelão só será desocupado após a conclusão do novo complexo. O investimento no empreendimento de Cachoeirinha, que será viabilizado por permutas, é estimado em torno de R$ 6 milhões. A operação envolveu a venda do terreno do estádio do Cruzeiro na Capital gaúcha, localizado na avenida Protásio Alves, 8.301, para o grupo mineiro MRV. Castro comenta que o clube também mantém uma negociação com a MRV para patrocinar o time.
O dirigente prefere não revelar o desembolso feito pela empresa para adquirir a área do Estrelão, mas relata que a expectativa é de que sobrem recursos para o clube. Segundo ele, a MRV construirá aproximadamente 740 unidades residenciais no terreno de Porto Alegre, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
Em Cachoeirinha, a construção do estádio será feita em parceria entre as companhias Hype Studio e a Engemold Estruturas Pré-Moldadas. Em princípio, a estrutura será chamada de Arena Estrelada. Porém o Cruzeiro estuda vender o uso do nome do complexo para uma empresa. Castro, durante o anúncio oficial da ida do Cruzeiro para Cachoeirinha, realizado na sexta-feira, na prefeitura do município, brincou com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto Neto, que o nome poderia ser Arena Multisom. O dirigente é proprietário dessa rede de lojas.
Noveletto lembra que foi um dos defensores da ideia da mudança e que, quando as negociações começaram, o time estava na segunda divisão do campeonato gaúcho e hoje está na primeira. "Comprou-se um gato e o Cruzeiro está entregando uma lebre", compara o presidente da FGF. Ele destaca que a prática do futebol servirá para divulgar a cidade de Cachoeirinha no País. Castro acrescenta que espera que a torcida do clube aumente no município e adianta que campanhas de marketing serão feitas para atrair o público. Atualmente, o Cruzeiro possui cerca de 300 sócios em dia com as mensalidades, e o objetivo é alcançar até 3 mil associados nos próximos três anos.
O prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires, explica que coube à prefeitura realizar o comodato do terreno em que será instalado o estádio. Para isso, foi revogada a concessão de uso de parte da área do CTG Rancho da Saudade. Além do campo do Cruzeiro, Pires argumenta que um novo hotel, que será construído na divisa com Gravataí, deve contribuir para que a cidade receba turistas durante a Copa. Conforme ele, o empreendimento deverá custar cerca de R$ 5 milhões.